Afinal de contas, o gênero de faroeste é tão popular que os clássicos estabelecidos são bem conhecidos. No entanto, existem muitos outros filmes excelentes que são um próximo passo perfeito para qualquer fã. Desde o início do cinema, o faroeste tem sido, com efeito, um gênero para atrair o público. Com heróis e ação, os faroestes oferecem uma visão idealizada do Velho Oeste americano. O streaming permite que os fãs de cinema assistam a todos os faroestes mais amados sob demanda, mas mesmo os maiores filmes podem, de fato, ficar velhos. Felizmente, há uma riqueza de filmes aclamados pela crítica esperando para serem descobertos de todas as épocas.
1. A Morte pede Carona (1995)
A década de 1990 viu um renascimento do faroeste, com filmes como Tombstone retornando o gênero às suas raízes. A Morte pede Carona, de Jim Jarmusch, no entanto, não se parece em nada com isso. É um faroeste acid psicodélico com uma boa dose de fantasia. Johnny Depp entrega uma de suas atuações camaleônicas, e o filme, por conseguinte, se esquiva de quase tudo que é reconhecível sobre os faroestes. A fotografia em preto e branco é nítida e bonita, e o enredo é uma meditação sobre a inevitabilidade da morte. Por fim, muitos faroestes clássicos ilustram o quão perigoso era o Velho Oeste, mas A Morte pede Carona adota uma abordagem filosófica.
2. Johnny Guitar (1954)
A princípio, os melhores faroestes da Era de Ouro de Hollywood são inúmeros e frequentemente discutidos. Contudo, o drama subversivo Johnny Guitar é, por vezes, deixado de fora da conversa. Joan Crawford lidera a história de ciúmes e intrigas no Velho Oeste, e o filme de Nicholas Ray exemplifica o glamour do cinema de meados dos anos 50. Embora tenha as convenções usuais de um faroeste, Johnny Guitar também empresta a estrutura da história do filme noir.
3. Dívida de Sangue (1968)
Os faroestes spaghetti pegam os temas comuns do gênero e os exageram. A obra Dívida de Sangue está lentamente ganhando seu lugar entre os grandes de todos os tempos. Situado nas montanhas nevadas de Utah, o filme violento coloca caçadores de recompensas contra foras-da-lei em uma batalha de inteligência. Sergio Corbucci não é tão famoso quanto Sergio Leone, mas sua direção é igualmente enérgica e única. As condições adversas são um contraste com a maioria dos ambientes de faroeste. Graças a cineastas como Quentin Tarantino, a obra está, por fim, sendo reconhecida como um clássico.
4. Dívida de Honra (2017)
Faroestes modernos são raros, e filmes de alta qualidade como Dívida de Honra são ainda mais raros. O veículo de Christian Bale o coloca como um oficial do Exército que deve escoltar um chefe de guerra Cheyenne de volta às suas terras tribais. Os faroestes percorreram um longo caminho desde a Era de Ouro, e a representação de povos indígenas na obra é, por fim, precisa e complexa. O filme segue em um ritmo metódico, mas constrói um mundo rico em torno dos personagens que não tem paralelo no faroeste contemporâneo. Embora a história não seja totalmente original, as atuações elevam o filme.