O lendário game designer Hideki Kamiya está trabalhando a todo vapor na aguardada sequência do clássico cult Okami, e ele está trazendo para o projeto algumas lições duras aprendidas com outra de suas criações mais famosas, Bayonetta. Em uma nova entrevista, o diretor revelou que a reação dos fãs às sequências de Bayonetta o fez refletir profundamente sobre como lidar com as expectativas do público em Okami 2.

A declaração sincera de Kamiya, que agora lidera seu novo estúdio, a Clovers Inc., mostra o delicado desafio que os criadores enfrentam ao dar continuidade a uma obra tão amada: equilibrar a própria visão criativa com a imagem que os fãs consolidaram sobre aquele universo.

A ‘lacuna’ entre criadores e fãs de ‘Bayonetta’

Em uma entrevista reveladora ao site VGC, Kamiya, que supervisionou mas não dirigiu as sequências de Bayonetta, refletiu sobre como a percepção dos fãs sobre a bruxa se tornou rígida com o tempo. “O que eu vi com esses jogos foi que, à medida que cada um era lançado, a ideia dos fãs sobre o que Bayonetta é e o que uma sequência deveria ser se fortalecia”, explicou.

Segundo ele, isso criou uma “lacuna” entre a direção que o estúdio PlatinumGames queria seguir e o que o público esperava da personagem. “Foi uma experiência um tanto desconcertante para mim ver como os fãs reagiram quando Bayonetta 3 foi lançado”, admitiu.

Um novo e ‘divertido’ desafio para ‘Okami 2’

Essa experiência está agora moldando a forma como ele dirige Okami 2. “Não quero necessariamente lutar contra isso com o novo jogo Okami, mas é algo que estou tentando pensar mais profundamente sobre como abordar”, disse Kamiya. “É um tipo de desafio muito diferente de criar um título original.”

Apesar da complexidade de lidar com a expectativa para uma sequência que os fãs esperam há quase duas décadas, o diretor garante que o ambiente de trabalho é o melhor possível. “A única coisa que posso dizer sobre fazer a sequência de Okami é que é extremamente divertido”, celebrou.

A ‘Saga Bayonetta’ que ficou para trás

As reflexões de Hideki Kamiya sobre Bayonetta são também um lamento. O diretor, que deixou a PlatinumGames em 2023, revelou que tinha um plano ambicioso de nove jogos para a franquia, que ele chamava de “‘Saga’ Bayonetta”.

“Parece que terei que levar a saga completa para o túmulo comigo. É uma pena”, confessou. “Não é como se eu fosse dono da propriedade intelectual de Bayonetta, mas acho que aqueles que a possuem provavelmente continuarão com ela.”

Mostrar menosContinuar lendo