Naoki Hamaguchi, diretor da trilogia Final Fantasy 7 Remake, abordou a crescente controvérsia em torno dos “Game-Key Cards” no Nintendo Switch 2. Em uma nova e reveladora entrevista, ele explicou por que a versão física de Final Fantasy 7 Remake Intergrade para o console exigirá um download obrigatório. Segundo ele, o motivo não é uma tentativa de economizar dinheiro, mas sim uma limitação técnica fundamental: a velocidade de leitura dos cartuchos é muito lenta para jogos de alta fidelidade.

A declaração do aclamado diretor da Square Enix joga uma nova luz sobre o formato, que tem sido alvo de duras críticas dos jogadores. Ele pede que os fãs entendam que essa é uma solução encontrada pelos desenvolvedores para conseguir levar “experiências mais avançadas” ao console híbrido da Nintendo.

O problema é a velocidade de carregamento, não o custo

Em entrevista ao site JP Games, Hamaguchi reconheceu a frustração dos fãs com o formato, que consiste em um cartucho que contém apenas uma “chave” para liberar o download do jogo completo. No entanto, ele explicou que a percepção de que isso é feito para usar cartuchos mais baratos é equivocada.

“Acho que talvez o maior problema para os desenvolvedores (…) que criamos jogos em HD de alta qualidade, seja a velocidade de carregamento”, afirmou. “Se você comparar [o cartucho] com a unidade de estado sólido (SSD), a velocidade que você consegue carregando a partir dela será inferior. (…) Isso nos permite trazer experiências mais avançadas para os jogadores de Switch, e acho isso uma coisa boa.”

Em resumo, para que jogos visualmente complexos como Final Fantasy 7 Remake rodem sem longos tempos de carregamento e problemas de streaming de texturas, eles precisam ser instalados no armazenamento interno (SSD) do Switch 2, que é significativamente mais rápido que os cartuchos físicos.

Um apelo à compreensão dos fãs da Nintendo

Diante dessa realidade técnica, Hamaguchi fez um apelo para que a comunidade de jogadores da Nintendo seja mais receptiva ao formato, mesmo com as preocupações válidas sobre a preservação dos jogos a longo prazo.

“Eu gostaria, se possível, que os fãs da Nintendo entendessem os Game-Key Cards e talvez os aceitassem como parte da cultura dos jogos no Switch, porque isso permite mais oportunidades”, disse ele. “Pode haver pessoas, se não tivéssemos essa opção, que não conseguiriam jogar.”

A Ubisoft corrobora a explicação técnica

A explicação de Hamaguchi é reforçada por outros desenvolvedores da indústria. Recentemente, um arquiteto de áudio da Ubisoft explicou que Star Wars Outlaws também usou um Game-Key Card no Switch 2 pelo mesmo motivo. “Descobrimos que os cartões do Switch 2 simplesmente não ofereciam o desempenho que precisávamos. (…) O custo dos cartões não entrou na discussão”, afirmou o desenvolvedor na época, confirmando que a velocidade é o principal gargalo.

Mostrar menosContinuar lendo