A tentativa de uma reconciliação foi recebida com sarcasmo. A escritora J.K. Rowling respondeu à recente entrevista de Emma Watson, na qual a atriz ofereceu um ramo de oliveira e pediu por diálogo, não com palavras, mas compartilhando um vídeo de uma comediante que ironiza a fala da eterna intérprete de Hermione.

A atitude da criadora de Harry Potter foi vista como uma rejeição fria e pública ao apelo da atriz, aprofundando ainda mais o abismo que existe entre elas por conta das divergências sobre os direitos da comunidade trans. A resposta da escritora praticamente enterra qualquer esperança de uma reaproximação.

A tentativa de diálogo de Emma Watson

A polêmica mais recente começou no início da semana, quando Emma Watson participou do podcast “On Purpose”. Na conversa, ela lamentou o rompimento com Rowling e defendeu que era possível valorizar a pessoa com quem teve experiências pessoais, mesmo discordando de suas visões políticas.

“Nunca vou acreditar que uma coisa anula a outra. (…) Simplesmente não acho que essas coisas sejam excludentes”, disse Watson, em uma fala que foi vista como uma tentativa de abrir um canal para uma futura conversa com a autora.

A resposta irônica de J.K. Rowling

A resposta da escritora, no entanto, não veio no tom conciliador que a atriz talvez esperasse. Em sua conta no X (antigo Twitter), Rowling compartilhou um vídeo da comediante “Intel Lady”, que faz uma paródia do discurso de Watson, imitando seus trejeitos e debochando de sua tentativa de nuance.

Na legenda, a autora ignorou completamente a mensagem de afeto da atriz e escreveu: “Já estou com saudades da versão da Angela Rayner [parlamentar britânica] feita pela @intel_lady, mas estou aqui por TODAS as paródias”. A publicação foi interpretada como um recado direto e uma ridicularização da postura de Watson.

O histórico de uma relação rompida

A troca de farpas é o mais novo capítulo de um rompimento público que já dura anos. A polêmica começou quando J.K. Rowling passou a fazer declarações consideradas transfóbicas, o que gerou uma forte reação negativa, inclusive das estrelas de sua principal criação.

Assim como Emma Watson, os atores Daniel Radcliffe (Harry Potter) e Rupert Grint (Rony Weasley) também se posicionaram publicamente a favor dos direitos da comunidade trans e contra as falas da escritora. A atitude do trio levou Rowling a declarar, no passado, que nunca os perdoaria. A resposta irônica a Watson agora reforça essa posição.

Mostrar menosContinuar lendo