A nova e ousada direção de Silent Hill f provou ser um grande acerto para a Konami. A empresa anunciou que o jogo de terror, lançado mundialmente em 25 de setembro, vendeu mais de 1 milhão de cópias em seus primeiros dias no mercado. O ritmo de vendas, segundo a publisher, é “ainda mais rápido” que o do aclamado remake de Silent Hill 2, lançado em 2024.

O sucesso comercial imediato do jogo, que troca o cenário tradicional da cidade americana por uma ambientação no Japão da era Showa, indica que a aposta da Konami em uma nova abordagem para a franquia foi abraçada pelos fãs de terror ao redor do mundo.

Um ritmo ‘ainda mais rápido’ de vendas globais

Em um comunicado à imprensa japonesa, a Konami detalhou o sucesso. Enquanto o remake de Silent Hill 2 levou cerca de uma semana para atingir a marca de 1 milhão de unidades vendidas no ano passado, Silent Hill f alcançou o mesmo feito já no dia 26 de setembro, apenas um dia após seu lançamento.

Silent Hill f está crescendo em vendas em um ritmo ainda mais rápido em todas as regiões, incluindo o Japão”, afirmou a empresa. “Como o mais recente lançamento da série, ele foi recebido com grande entusiasmo tanto no mercado interno quanto no exterior.”

A ‘beleza do terror’ no Japão da era Showa

O estúdio taiwanês NeoBards, responsável pelo desenvolvimento do jogo, também celebrou a marca em suas redes sociais. “Agradecemos a todos os jogadores que se juntaram a esta aventura de terror psicológico”, escreveu a equipe. “Esperamos que vocês tenham encontrado a beleza do terror neste mundo ambientado na era Showa do Japão.”

No game, os jogadores assumem o papel da estudante Shimizu Hinako, que precisa sobreviver enquanto sua cidade natal é consumida por uma névoa misteriosa e se transforma em um pesadelo grotesco.

Um sucesso de crítica, apesar do debate sobre o combate

O sucesso de vendas reflete a aclamação geral da crítica especializada. Silent Hill f ostenta uma sólida nota 86 no Metacritic. No entanto, um ponto que dividiu parte da comunidade de fãs foi seu combate, considerado mais desafiador e focado na ação do que os jogos anteriores da série.

A análise do site VGC, por exemplo, descreveu o jogo como “um spin-off grotescamente deslumbrante que fascina apesar de suas falhas”, mas apontou que o foco na ação “corre o risco de alienar alguns fãs de survival horror”. Apesar do debate, a performance comercial do jogo mostra que a nova fórmula foi, no geral, um grande sucesso para a Konami.

Mostrar menosContinuar lendo