Naoki Hamaguchi, o diretor da aclamada trilogia Final Fantasy 7 Remake, deu novas informações sobre o desenvolvimento da aguardada Parte 3. Em uma nova entrevista, ele revelou como a equipe de desenvolvimento está lidando com o feedback dos fãs: enquanto as opiniões sobre elementos como minijogos e dificuldade são ouvidas e implementadas, a “visão criativa” e a “experiência central do jogo” permanecerão intocadas e fiéis ao que a equipe planejou.

A declaração do diretor, que já havia confirmado que o desenvolvimento do jogo “está indo extremamente bem”, mostra o delicado equilíbrio que a Square Enix está buscando para o capítulo final da saga: aprimorar a experiência com base na reação do público, mas sem abrir mão da visão autoral que define a série.

A visão criativa é a base, mas os detalhes são flexíveis

Em entrevista ao site ntower, Hamaguchi explicou a filosofia da equipe. “Ouvimos muito feedback; obviamente, é muito importante para nós”, afirmou. No entanto, ele traçou uma linha clara entre o que é influenciado pelos fãs e o que não é.

“Algo que eu quero evitar é ter que adaptar e mudar a experiência central do jogo como resultado do feedback”, declarou. “Acho que esse tema central, essa base, essa visão criativa que você tem, tem que vir da equipe. (…) Isso não é afetado pelo feedback dos fãs.”

Por outro lado, ele confirmou que a equipe é muito receptiva a críticas sobre elementos secundários. O feedback sobre os minijogos de Rebirth, por exemplo, e sobre a dificuldade geral são “muito importantes. Tentamos ser proativos em refletir o feedback sobre isso”, garantiu.

Uma trilogia desenvolvida como um ‘jogo de serviço’

Hamaguchi fez uma comparação curiosa para descrever o processo de desenvolvimento da trilogia. Segundo ele, por serem sequências diretas, a produção se assemelha à de um “jogo como serviço”, pois a equipe pode lançar um capítulo, receber o feedback do público e aplicar os aprendizados no próximo.

Ele descreve isso como um “equilíbrio bastante único” e uma “experiência única que poucos desenvolvedores têm”, a de poder ajustar e melhorar uma grande narrativa em andamento com a participação ativa da comunidade.

‘Uma experiência melhor’ a caminho

No fim, a mensagem do diretor para os fãs é de otimismo e confiança. A promessa é de que a Parte 3 será o auge da trilogia, justamente por incorporar os aprendizados dos dois jogos anteriores.

“O terceiro jogo, novamente, deve ser uma experiência melhor porque aprendemos e sabemos o que as pessoas querem e gostam”, concluiu Hamaguchi. A declaração reforça sua promessa anterior de que o jogo terá um “final adequado”, especialmente após as reações divididas sobre o desfecho de Final Fantasy 7 Rebirth.

Mostrar menosContinuar lendo