O novo filme de terror independente, Good Boy, que estreia nos cinemas americanos em 3 de outubro, está conquistando a crítica e o público com uma premissa inusitada: a história é contada do ponto de vista de um cachorro. Agora, o diretor do longa, Ben Leonberg, revelou uma inspiração igualmente surpreendente para a performance de sua estrela canina: o cão aterrorizante do clássico de John Carpenter, O Enigma de Outro Mundo (1982).
Em uma nova entrevista, o cineasta explicou como a atuação do cachorro Jed no filme de Carpenter se tornou o “padrão ouro” e o guiou na direção de seu próprio cão, Indy, que se tornou a grande estrela do show, já sendo até reconhecido nas ruas.
O ‘padrão ouro’ da atuação canina de ‘O Enigma de Outro Mundo’
Em entrevista ao site GamesRadar+, Leonberg creditou o cão ator Jed, um híbrido de lobo e malamute, como sua maior referência. “Jed em ‘O Enigma de Outro Mundo’, eu acho, é o padrão ouro para o que a atuação canina pode ser”, disse o diretor. Ele se inspirou no “olhar realmente intenso, sem piscar” do cão e na forma como o diretor John Carpenter usou as tomadas do ponto de vista do animal para criar suspense.
“Se você vê um cachorro olhando intensamente para fora da câmera e mostra o inverso do que o cachorro está vendo, e é um canto vazio, o público meio que faz o resto na imaginação”, explicou Leonberg.
Uma odisseia de 400 dias de filmagem com a estrela canina
Transformar seu próprio pet, Indy, em um astro de cinema foi uma verdadeira “odisseia”, que levou mais de três anos e 400 dias de filmagem. O motivo, segundo o diretor, é a capacidade limitada de concentração de um animal. “Indy só consegue trabalhar algumas horas por dia”, contou.
Para conseguir a performance, Leonberg usou uma mistura de comandos e recompensas. “Ele certamente está agindo por guloseimas e por comida (…) Mas ele também é muito inteligente, então pode aprender comandos para se mover do ponto A ao ponto B.”
Indy, a verdadeira estrela que nasceu por acaso
O resultado de tanto esforço é Good Boy, um filme que acompanha um cão leal que se muda com seu dono para uma casa mal-assombrada e precisa protegê-lo de forças sobrenaturais. O longa foi aclamado no festival SXSW, em março, onde Indy venceu um prêmio, e ostenta uma impressionante aprovação de 95% no Rotten Tomatoes.
Curiosamente, Leonberg não planejava escalar seu próprio cachorro. Ele já estava escrevendo o roteiro quando adotou Indy ainda filhote. “Comecei a fazer esses pequenos testes com o Indy, porque ele estava por perto”, disse. Os testes deram tão certo que acabaram forçando a escalação. Hoje, Indy já é uma celebridade. “Saímos para tomar um café e alguém perguntou: ‘Ei, é aquele cachorro famoso?'”, contou o diretor. “Eles não sabem quem somos minha esposa e eu, então sabemos quem é o verdadeiro famoso.”