A Avalanche Studios, a aclamada desenvolvedora por trás da franquia Just Cause, anunciou nesta terça-feira (30) que está fechando seu estúdio em Liverpool, no Reino Unido. A decisão, que também inclui demissões em suas outras filiais na Suécia, é uma consequência direta do recente cancelamento de seu ambicioso jogo de mundo aberto, Contraband, que estava sendo desenvolvido como um exclusivo para o Xbox.

O fechamento é mais um duro golpe para a indústria de games e é visto como a mais recente vítima da ampla e contínua reestruturação na divisão de jogos da Microsoft.

‘Uma difícil conclusão’, diz o estúdio

Em uma nota publicada no site oficial do estúdio, a empresa sueca explicou a dolorosa decisão, citando os desafios atuais do mercado.

“Diante dos desafios atuais para nossos negócios e para a indústria, revisamos cuidadosamente a melhor forma de garantir o sucesso a longo prazo do Avalanche Studios Group”, diz o comunicado. “Essa revisão nos levou à difícil conclusão de que precisamos fazer mudanças em nossa estrutura e locais. Como resultado, estamos propondo fechar nossos estúdios em Liverpool.”

A empresa confirmou que todos os funcionários do estúdio de Liverpool serão afetados e que haverá uma redução na força de trabalho também nos estúdios de Malmö e Estocolmo.

O fim silencioso de ‘Contraband’

A decisão é o desfecho trágico para o aguardado Contraband. Anunciado com um trailer cinematográfico na E3 de 2021, o jogo prometia uma aventura cooperativa de assaltos em mundo aberto, ambientada nos anos 70. No entanto, nos quatro anos seguintes ao seu anúncio, nenhuma nova informação ou imagem do jogo foi divulgada.

No mês passado, a Avalanche já havia confirmado que o desenvolvimento de Contraband estava “suspenso”, enquanto o estúdio “avaliava o futuro do projeto”. Agora, o cancelamento definitivo e suas consequências foram confirmados.

Mais uma vítima da reestruturação do Xbox

O cancelamento de Contraband e o fechamento do estúdio de Liverpool são vistos como as mais recentes vítimas da ampla reestruturação que a Microsoft tem promovido em sua divisão de games. A gigante da tecnologia tem realizado demissões em massa desde o início de 2024.

Como resultado desses cortes, outros projetos de alto perfil exclusivos do Xbox também foram cancelados nos últimos meses, incluindo o RPG Everwild, da lendária Rare, e o reboot de Perfect Dark, um movimento que também resultou no fechamento de seu estúdio principal, o The Initiative.

Mostrar menosContinuar lendo