O recém-anunciado Yakuza 3 Gaiden: Dark Ties, que colocará os jogadores no controle do icônico antagonista Yoshitaka Mine, quase não existiu como um jogo. Em uma nova e reveladora entrevista, o diretor do game, Ryosuke Horii, contou que o projeto foi originalmente concebido para ser apenas um vídeo não interativo que acompanharia o remake de Yakuza Kiwami 3.
A decisão de transformar o que seria um simples bônus em uma aventura jogável completa foi tomada pela equipe do Ryu Ga Gotoku Studio para aumentar a “satisfação dos jogadores” e aproveitar uma oportunidade única de explorar um dos personagens mais queridos pelos fãs da série.
‘Seria melhor torná-lo jogável’, diz o diretor
Em entrevista à revista japonesa Famitsu, o diretor Ryosuke Horii explicou que o plano inicial era apenas contar a história de origem de Mine em um vídeo para dar mais contexto ao personagem dentro do remake de Yakuza 3. No entanto, a equipe percebeu o potencial de colocar os jogadores na pele do vilão.
“Achamos que isso aumentaria a satisfação dos jogadores e era um tema que queríamos explorar também”, explicou Horii. “Também pensamos que ‘se perdermos esta oportunidade, не teremos outra’, então decidimos ir nessa direção.”
A imensa popularidade do vilão Yoshitaka Mine
A decisão de investir em um jogo completo para o personagem foi impulsionada por sua surpreendente popularidade. O produtor da série, Hiroyuki Sakamoto, acrescentou que, embora Mine só apareça em Yakuza 3, ele “sempre está entre os cinco personagens favoritos da série” nas pesquisas com os fãs. Esse carinho do público encorajou o estúdio a dar ao antagonista o destaque que ele merecia.
Em Dark Ties, os jogadores acompanharão a ascensão de Mine no submundo do crime de Kamurocho, em Tóquio. O chefe do estúdio, Masayoshi Yokoyama, já confirmou que o spin-off terá muito conteúdo secundário, focado principalmente no vínculo do protagonista com o personagem Kanda.
Yakuza Kiwami 3 e Yakuza 3 Gaiden: Dark Ties serão vendidos juntos em um único pacote, com lançamento previsto para 12 de fevereiro de 2026. O jogo chegará para PS5, PS4, Xbox Series X|S, Nintendo Switch 2 e PC.