O catálogo de filmes do Batman é um dos mais amados e expansivos do gênero de super-heróis. Apesar disso, esta filmografia icônica carrega consigo muitas verdades que são incomuns, ou até mesmo surreais. De fato, a vasta reputação do Batman significa que há muitos detalhes que se tornam bizarros ao analisar a sua história on-screen e o lore de Gotham.

Portanto, confira 7 aspectos que não fazem sentido nos filmes do Cavaleiro das Trevas, baseados na análise crítica da internet:

1. Muitos dos melhores vilões não tiveram estreia em live-action

Os filmes do Batman adaptaram inimigos icônicos como Coringa, Bane e Charada. No entanto, há uma gama impressionante de vilões que ainda não tiveram seu momento de brilhar. Isso é estranho, pois o conceito de filmes mais realistas não impede figuras como Hugo Strange, Professor Pyg, Chapeleiro Louco ou Hush de aparecerem.

Além disso, vilões como Solomon Grundy (de natureza praticamente morta-viva) seriam inspiradores e aterrorizantes em live-action. Ainda assim, a vertente de animação detém uma seleção de antagonistas consideravelmente mais ampla.

2. As melhores escalções do Batman foram duramente criticadas antes da estreia

É fácil esquecer a recepção inicial a certas escolhas de elenco, especialmente depois que um filme é lançado e aclamado. Com efeito, antes de mais de um lançamento, o público criticou algumas das escalações que mais tarde se provaram ser as melhores da história do herói.

O caso mais famoso é o de Robert Pattinson (The Batman), cuja associação com Crepúsculo gerou preocupações. De modo similar, a escalação de Heath Ledger como Coringa em O Cavaleiro das Trevas também enfrentou ceticismo devido ao seu histórico em comédias românticas. Portanto, as atuações provaram que as preocupações eram infundadas.

3. Apenas tivemos um filme “adequado” com o Robin em live-action

O papel de Robin é absolutamente crucial para a vida e história do Batman nos quadrinhos. Apesar disso, o papel esteve amplamente ausente no cinema live-action. Curiosamente, a única vez que um filme se aprofundou no conceito de Robin foi em Batman & Robin, que é infamemente um dos filmes mais ridicularizados do herói.

Por conseguinte, embora O Cavaleiro das Trevas Ressurge tenha sugerido que o personagem de Joseph Gordon-Levitt era Robin, a trilogia nunca se aprofundou no conceito. É surpreendente que um personagem tão central tenha estado ausente por tanto tempo.

4. Os aliados principais do Batman mal apareceram na maioria dos filmes

Para aprofundar o ponto sobre a ausência de Robin, o impacto colateral é ainda mais surpreendente. Fazer isto, ou seja, abrir mão do papel de Robin, significa que uma enorme variedade de personagens (como Nightwing, Red Hood e Red Robin) está efetivamente impedida de existir nesses mundos cinematográficos.

Dessa forma, a ausência de Robin também dificulta a aparição de personagens cruciais como Batgirl ou Signal, significando que grandes partes do elenco de aliados do Batman ficam de fora. Isto é uma pena, pois essas figuras tornam o mundo do Batman mais interessante, detalhado e rico.

5. Apenas um filme do Batman arrecadou mais que o filme solo de seu arquivilão

O catálogo de filmes do Batman é, amplamente, lucrativo. No entanto, a maioria dos filmes do herói arrecadou menos do que o filme de 2019 centrado em seu maior adversário: Coringa.

O filme Joker (2019) arrecadou $1.078 bilhão mundialmente. Comparativamente, o único filme do Batman que fez mais foi O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012), com $1.082 bilhão, o que foi uma margem pequena. Isto significa que, o filme solo do vilão se saiu melhor do que quase todos os filmes do Batman, o que é surreal considerando que o Coringa é um spin-off da saga.

6. A maioria dos filmes do Batman não ultrapassou a marca de $1 bilhão

A era moderna para filmes de super-heróis tem visto mais de 15 filmes ultrapassarem a marca de $1 bilhão. Desde que o Batman é um dos personagens mais populares da DC, seria lógico supor que muitos de seus filmes tivessem passado por essa referência. Entretanto, apenas dois o fizeram: O Cavaleiro das Trevas Ressurge e O Cavaleiro das Trevas.

Isto é surreal quando comparado com um herói de popularidade semelhante como Homem-Aranha, que tem poucos filmes live-action que não ultrapassaram a marca de $1 bilhão.

7. The Lego Batman Movie é o segundo filme mais bem avaliado de toda a franquia

Em um cenário de histórias mais sombrias e fundamentadas, The Lego Batman Movie é uma visão decididamente mais jovial do Cavaleiro das Trevas. Apesar disso, este filme de comédia animada detém a segunda posição no ranking dos filmes do Batman no Rotten Tomatoes (89%).

Isto significa que ele tem uma pontuação de crítica mais alta do que todos os outros filmes live-action, incluindo The Batman (2022) e o Batman original (1989). Em outras palavras, a qualidade do filme animado é indiscutível e, além disso, sublinha por que ele é uma excelente opção para quem busca uma versão diferente do herói.

Mostrar menosContinuar lendo