O anúncio da venda da Electronic Arts (EA) por US$ 55 bilhões, que agitou o mundo dos negócios na segunda-feira (29), foi recebido com medo e ansiedade dentro de um de seus estúdios mais icônicos, a BioWare. De acordo com fontes internas que falaram sob condição de anonimato, os funcionários da desenvolvedora de clássicos como Mass Effect e Dragon Age acreditam que serão um dos primeiros alvos de cortes quando a nova gestão assumir.
A preocupação é alimentada pela nova dívida de US$ 20 bilhões que a EA assumirá no acordo e pelo histórico recente da própria BioWare, que já vem de um período de demissões e incertezas, mesmo antes da venda da empresa-mãe.
‘Imagine o que pensamos agora’
Nas últimas 24 horas, o sentimento de apreensão, que já era alto no estúdio, “aumentou dez vezes”. “Veja a negatividade que surgiu depois de Dragon Age“, disse uma fonte, referindo-se ao desempenho abaixo do esperado do último lançamento do estúdio, Dragon Age: The Veilguard. “Se achávamos que só iria piorar naquela época, imagine o que alguns de nós pensamos agora.”
Outro funcionário atual afirmou que já está se preparando para o pior. “Estou fazendo isso desde o ano passado, mas estou me certificando de ter um portfólio pronto e sondando outras vagas”, disse. “Parece uma questão de tempo.”
Um estúdio já em situação vulnerável
A ansiedade na BioWare não é infundada. O estúdio já estava em uma posição delicada antes da notícia da venda da EA. Em janeiro, a empresa passou por uma rodada de demissões após o lançamento de Dragon Age: The Veilguard. O quadro de funcionários, que era de mais de 200 pessoas em 2023, foi drasticamente reduzido para menos de 100.
Fontes da indústria já haviam relatado que, em determinado momento, a EA chegou a considerar a venda do estúdio BioWare. Com a nova dívida bilionária que a empresa assumirá, os desenvolvedores temem que a nova gestão privada não tenha paciência e opte por cortes agressivos para quitar as contas.
E o futuro de ‘Mass Effect’?
Em meio a toda a incerteza, o desenvolvimento do próximo e aguardado jogo da franquia Mass Effect continua. Segundo as fontes, o projeto, que começou com uma equipe pequena, recentemente começou a receber mais recursos e investimentos. A equipe, no entanto, trabalha com uma sensação de instabilidade.
“Continuaremos trabalhando até que nos digam que terminamos”, disse uma fonte. “Não é a maneira mais saudável de viver, mas enquanto os salários continuarem chegando, не vamos simplesmente desistir.” O acordo de venda da EA só deve ser concluído em 2026, mas a incerteza sobre o futuro da BioWare já é uma realidade presente.