A polêmica em torno da reformulação e do aumento de preços do Xbox Game Pass ganhou um novo e irritante capítulo. Jogadores descobriram que a Microsoft removeu silenciosamente um dos benefícios do plano Ultimate: o desconto de 10% na compra de complementos de Call of Duty, como os CoD Points e o passe de batalha BlackCell.

A mudança não foi anunciada pela empresa em suas comunicações oficiais sobre a reestruturação do serviço, o que gerou uma nova onda de críticas e acusações de falta de transparência. A decisão reforça a teoria de que a franquia Call of Duty é o principal motivo por trás do encarecimento do Game Pass.

Uma mudança não anunciada que revoltou a comunidade

A descoberta foi feita por jogadores e amplificada pelo perfil especializado “CharlieIntel”. Ao contrário de outras mudanças, que foram detalhadas em gráficos e publicações no blog do Xbox, a remoção do desconto de Call of Duty não foi mencionada em nenhum lugar, levando os fãs a descobrirem a alteração por conta própria ao tentarem fazer uma compra na loja.

A atitude “na surdina” da Microsoft foi vista como desrespeitosa e aumentou a frustração da comunidade, que já estava insatisfeita com o aumento de preço e com a propaganda considerada “insensível” que a empresa tem exibido na tela inicial do Xbox.

Especulação: ‘Call of Duty’ é o centro da reestruturação?

Para analistas e fãs, a remoção do desconto é mais uma prova de que a bilionária aquisição da Activision Blizzard e, principalmente, a franquia Call of Duty, são o centro de toda a reestruturação do Game Pass. A especulação é que o lançamento de Black Ops 6 no serviço no ano passado, embora tenha atraído assinantes, causou uma queda significativa nas vendas diretas do jogo.

Com isso, a teoria é que a Microsoft estaria tentando compensar essa perda de receita de todas as formas possíveis: aumentando o preço do plano Ultimate (o único que garante os lançamentos “day one” de CoD), atrasando a chegada dos jogos nos planos mais baratos e, agora, removendo os descontos nas microtransações do jogo.

A onda de cancelamentos e as críticas do mercado

A série de decisões impopulares parece estar custando caro à Microsoft. Relatos online indicam um aumento no número de cancelamentos do Xbox Game Pass desde o anúncio dos novos preços. A situação já virou piada até entre concorrentes, como a varejista GameStop, que ironizou a propaganda de “mais recompensas” da Microsoft com um post: “US$ 29,99 por mês. Não ganhe nada.”

Mostrar menosContinuar lendo

Matheus Fragata

Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa.

Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer.

Contato: matheus@nosbastidores.com.br

Mais posts deste autor