Com o aclamado Ghost of Yotei já nas mãos dos jogadores, o diretor criativo da Sucker Punch, Jason Connell, revelou a filosofia do estúdio por trás do vasto mundo aberto do jogo. Em uma nova entrevista, ele deu um recado para os jogadores que se sentem pressionados a completar 100% do conteúdo: relaxem. Segundo ele, a equipe não se importa se os jogadores pulam o conteúdo secundário, desde que estejam se divertindo.

A declaração, dada ao site GamesRadar+, oferece um olhar sobre a principal meta dos desenvolvedores para a sequência de Ghost of Tsushima: dar aos jogadores mais liberdade do que nunca.

‘Desde que você esteja se divertindo, não nos importamos muito’

Na conversa, Connell explicou que a prioridade da Sucker Punch é a diversão do jogador, e não forçá-lo a seguir um caminho pré-definido. “Se eles não querem fazer [o conteúdo secundário], nós simplesmente pensamos: ‘OK, a escolha é sua'”, admitiu o diretor. “Desde que você esteja se divertindo, não nos importamos muito.”

Ele ressaltou que a filosofia para este jogo foi “permitir que você tenha mais liberdade do que em qualquer jogo que já fizemos”.

O ‘complexo’ desafio de equilibrar a liberdade e a história

Apesar de dar total liberdade aos jogadores, o diretor admite que equilibrar o ritmo de um mundo aberto com a progressão da narrativa principal é um desafio “muito complexo”. Para evitar que o jogador se sinta perdido ou mal equipado, a equipe usa o que ele chama de “pequenos truques”.

“Deixamos um monte de ‘ganchos’ para tentar mantê-lo no espírito da história principal, obtendo uma quantidade apropriada de armas em um ritmo decente”, explicou. O resultado dessa filosofia parece ter sido um sucesso, com a crítica elogiando o jogo justamente por encorajar a “exploração natural”.

Uma aposta que deu certo

Ghost of Yotei, que foi lançado no último dia 2 de outubro, chegou como um dos jogos mais bem avaliados de 2025. A sequência do sucesso Ghost of Tsushima (2020) ostenta uma sólida nota 87 no Metacritic e tem sido aclamada por expandir e aprimorar todos os aspectos do jogo original. A filosofia de design focada na liberdade do jogador é apontada como um dos principais motivos para a recepção calorosa, provando que a aposta da Sucker Punch deu certo.

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Matheus Fragata

Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa.

Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer.

Contato: matheus@nosbastidores.com.br

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