Em um dos maiores vazamentos da história da Nintendo, o aguardadíssimo Pokémon Legends: Z-A teve praticamente todos os seus segredos expostos na internet. Um volume massivo de dados, com mais de 70 GB, começou a circular no último fim de semana, incluindo o que parece ser a Pokédex completa do jogo, versões de desenvolvimento jogáveis e informações internas da Game Freak.

Apelidado de “Freakleak”, o vazamento é um golpe devastador para a empresa, acontecendo a meros três dias do lançamento oficial do jogo, marcado para esta quinta-feira, 16 de outubro.

O que foi revelado no vazamento de mais de 70 GB?

A escala do vazamento é impressionante. Os mais de 70 GB de dados são quase dez vezes o tamanho do arquivo final do jogo, que a Game Freak confirmou ser de 7.7 GB. Segundo os relatos que se espalham por fóruns como o Reddit, o conteúdo vazado inclui:

  • A Pokédex completa do jogo, revelando todas as criaturas novas e antigas presentes no game.
  • Versões de desenvolvimento (“builds”) jogáveis, permitindo que pessoas não autorizadas joguem partes do título antes do lançamento.
  • Informações internas sobre o processo de desenvolvimento e decisões criativas.

A origem do vazamento e o longo histórico de problemas da Nintendo

Especula-se que a origem deste novo vazamento possa estar ligada a uma brecha de segurança ocorrida em outubro de 2024, apelidada de “Teraleak”, que já havia exposto dados de funcionários da Game Freak. A teoria é que os hackers que obtiveram os dados na época esperaram o momento mais próximo ao lançamento para divulgar as informações de Pokémon Legends: Z-A e causar o maior impacto possível.

A Nintendo e a Game Freak têm um longo e frustrante histórico de combate a vazamentos. Em 2020, o “Gigaleak” expôs o código-fonte de jogos clássicos. Em 2022, Pokémon Scarlet e Violet tiveram praticamente todos os seus segredos revelados semanas antes do lançamento por conta de lojas que venderam o jogo antes da data oficial.

Vazamento pode conter informações sobre a 10ª Geração de Pokémon

Para piorar a situação para a Game Freak, especula-se que o vazamento contém informações que vão muito além de Pokémon Legends: Z-A. Os relatos indicam que os arquivos incluem dados preliminares sobre os jogos da 10ª Geração de Pokémon, previstos para 2026, ano em que a franquia comemora seu 30º aniversário. Se for verdade, a empresa pode enfrentar uma nova onda de vazamentos no futuro.

Mostrar menosContinuar lendo

Matheus Fragata

Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa.

Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer.

Contato: matheus@nosbastidores.com.br

Mais posts deste autor