Fim de uma era para milhões de usuários de computador. A partir de hoje, 14 de outubro de 2025, a Microsoft encerra oficialmente o suporte ao Windows 10, cerca de uma década após seu lançamento original. A medida significa que os computadores que ainda rodam o sistema operacional não receberão mais atualizações de software, correções de segurança ou qualquer tipo de suporte técnico da empresa.

Embora os PCs continuem a funcionar, a Microsoft alerta que eles se tornarão cada vez mais vulneráveis a vírus e malwares, e recomenda fortemente a migração para o Windows 11.

O que acontece com o seu PC agora?

A principal consequência do fim do suporte é a segurança. “Embora você possa continuar a usar um PC com Windows 10, sem as atualizações contínuas de software e segurança, seu PC estará em maior risco de vírus e malware”, explicou a empresa em comunicado. “Após esta data, o atendimento ao cliente da Microsoft não estará mais disponível para fornecer suporte técnico para o Windows 10.”

A recomendação da empresa é clara: “Recomendamos a atualização para uma versão do Windows que ainda seja suportada. Um novo dispositivo que pode rodar o Windows 11 proporciona uma transição fácil e uma ótima experiência.”

Como atualizar para o Windows 11 de graça

Para os usuários cujos computadores atendem às especificações mínimas de hardware, a atualização para o Windows 11 é gratuita. O processo é simples: basta ir em Iniciar > Configurações > Atualização e Segurança > Windows Update e selecionar “Verificar se há atualizações”.

Uma grande parcela de usuários ainda não migrou

Apesar de o Windows 11 ter sido lançado em 2021, a adesão ainda não é universal. Dados da StatCounter mostram que, globalmente, mais de 40% dos usuários de Windows ainda utilizam o Windows 10. Surpreendentemente, quase 10% ainda usam seu antecessor, o Windows 7.

No universo gamer, a migração é um pouco mais rápida, mas ainda significativa. A pesquisa de hardware da plataforma Steam de setembro de 2025 revelou que 32,18% de seus usuários ainda estão no Windows 10. O número, embora menor que a média global, representa quase um terço da maior comunidade de jogadores de PC do mundo.

Os dados da Steam também oferecem um retrato do jogador médio de PC em 2025: a maioria esmagadora (53%) ainda joga na resolução 1080p, com apenas 4,8% tendo migrado para o 4K como sua resolução primária.

Matheus Fragata

Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa.

Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer.

Contato: matheus@nosbastidores.com.br

Mais posts deste autor