O anime mostrou sua força novamente. Chainsaw Man – The Movie: Reze Arc estreou com um desempenho impressionante nas bilheterias norte-americanas, arrecadando estimados US$ 17,3 milhões em seu primeiro fim de semana. O número superou em muito as previsões (que apontavam para US$ 11-12 milhões) e garantiu ao longa japonês o primeiro lugar, desbancando a sequência de terror O Telefone Preto 2 e outros lançamentos voltados para o público adulto.

O sucesso do filme, distribuído pela Sony e Crunchyroll, é mais uma prova do crescente poder do anime nos cinemas ocidentais e da força de sua base de fãs engajada.

O fenômeno ‘Chainsaw Man’: aclamação e público jovem

Produzido pelo aclamado estúdio MAPPA, o filme baseado no popular mangá conquistou não apenas a bilheteria, mas também a crítica e o público. Ele ostenta uma rara combinação de 96% de aprovação dos críticos e 99% do público no Rotten Tomatoes, além de uma nota A no CinemaScore.

O desempenho foi impulsionado por um público jovem e predominantemente masculino (75%), com mais da metade dos ingressos vendidos para menores de 25 anos. Notavelmente, o filme também atraiu um público etnicamente diverso, com uma forte representação de espectadores asiáticos (20%). Globalmente, Chainsaw Man já soma US$ 108 milhões, um feito raro para produções de anime.

‘O Telefone Preto 2’ resiste, mas ‘Regretting You’ surpreende

Na disputa pelo segundo lugar, o terror O Telefone Preto 2 levou a melhor por uma margem apertada sobre a estreia Regretting You. A sequência da Blumhouse/Universal teve uma queda sólida de 52%, arrecadando mais US$ 13 milhões e mostrando boa resistência para o gênero. O filme já soma US$ 80,4 milhões globalmente.

Regretting You, adaptação do livro de Colleen Hoover, surpreendeu ao estrear em terceiro com US$ 12,9 milhões, apesar de críticas majoritariamente negativas. O filme se beneficiou claramente do apelo da autora com o público feminino (80% da audiência) e jovem (75% abaixo de 35 anos), provando a força da marca Hoover.

Cinebiografia de Springsteen e dramas adultos patinam

O fim de semana foi menos generoso com outros títulos voltados para o público adulto. A cinebiografia Springsteen: Deliver Me from Nowhere, estrelada por Jeremy Allen White e cotada para o Oscar, estreou abaixo das expectativas em quarto lugar, com US$ 9,1 milhões. Apesar de boas notas do público (B+ no CinemaScore, 85% no RT), o filme atraiu um público mais velho (60% acima de 45 anos), que não costuma correr para os cinemas na estreia.

O resultado reflete um cenário preocupante para dramas adultos, com filmes como The Smashing Machine (Dwayne Johnson) e One Battle After Another (Leonardo DiCaprio) também enfrentando dificuldades para encontrar seu público nas últimas semanas.

Destaques do circuito limitado

No circuito independente, o terror found-footage Shelby Oaks, estreia na direção do crítico de cinema do YouTube Chris Stuckmann, teve uma estreia sólida com US$ 2,4 milhões. Já Bugonia, novo filme do aclamado diretor Yorgos Lanthimos com Emma Stone, teve um início excelente em lançamento limitado, com uma das melhores médias por sala do ano, e expandirá para mais cinemas na próxima semana.

Matheus Fragata

Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa.

Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer.

Contato: matheus@nosbastidores.com.br

Mais posts deste autor