É oficial: a era dos exclusivos first-party do Xbox como os conhecemos chegou ao fim. O CEO da Microsoft, Satya Nadella, confirmou em uma nova entrevista que a estratégia da empresa é colocar seus jogos “em toda parte, em todas as plataformas”, comparando a abordagem ao sucesso onipresente do Microsoft Office. A declaração vem dias após o anúncio bombástico de que Halo: Campaign Evolved, um remake do primeiro jogo da franquia símbolo do Xbox, será lançado também para o PlayStation 5.
A fala de Nadella enterra de vez a antiga filosofia de exclusividade que definiu a marca Xbox por duas décadas e consolida a visão da Microsoft como uma publisher multiplataforma, focada em maximizar o alcance de seu vasto portfólio de jogos.
A estratégia ‘Office’: levar os jogos para todos os lugares
A confirmação veio durante uma conversa do CEO com o grupo TBPN sobre a parceria da Microsoft com a OpenAI. Questionado sobre o futuro do Xbox e o “fim” da guerra dos consoles, Nadella foi explícito sobre a nova direção.
“A forma como estamos pensando sobre jogos é: antes de tudo, agora somos a maior publisher, após o acordo com a Activision, portanto, queremos ser uma publisher fantástica, com uma abordagem semelhante ao que fizemos com o Office”, declarou Nadella (transcrição via Stephen Totilo/GameFile). “Vamos estar em toda parte, em todas as plataformas.”
Ele continuou, detalhando o alcance desejado: “Queremos ter certeza, sejam consoles, seja o PC, seja mobile, seja cloud gaming – ou a TV; só queremos garantir que os jogos sejam apreciados pelos jogadores em todos os lugares.”
O contexto: A maior publisher do mundo e exemplos recentes
A mudança de estratégia é impulsionada pela posição atual da Microsoft. Após a aquisição da Activision Blizzard, a empresa se tornou a maior publisher de games do mundo. Nadella também reconheceu o sucesso massivo do Windows como plataforma de jogos, especialmente com a Steam construindo um “mercado gigantesco” sobre ele.
A nova filosofia já está em prática. Além do anúncio de Halo: Campaign Evolved para PS5, outros exclusivos do Xbox já fizeram ou farão a transição:
- Gears of War: Reloaded chegou ao PS5.
- Microsoft Flight Simulator 2025 também será lançado para PS5.
O fim da ‘guerra dos consoles’?
A declaração de Nadella ecoa falas recentes da presidente do Xbox, Sarah Bond, que classificou a ideia de exclusivos como “antiquada”. Para a liderança da Microsoft, o modelo a ser seguido é o dos maiores jogos do mundo – Call of Duty, Minecraft, Fortnite, Roblox – que prosperam por estarem disponíveis em todas as plataformas, unindo a comunidade.
Embora a Nintendo deva manter sua fortaleza de exclusivos e a Sony continue a investir em títulos first-party como diferencial, a decisão da Microsoft de abrir mão dessa estratégia representa o fim da tradicional “guerra dos consoles” entre Xbox e PlayStation, marcando o início de uma nova era na indústria de games.
Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa.
Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer.
Contato: matheus@nosbastidores.com.br

