A atriz Sydney Sweeney falou pela primeira vez sobre a polêmica nacional causada por sua campanha de jeans para a American Eagle no início deste ano. Em uma nova e reveladora entrevista de capa para a revista GQ, a estrela de Euphoria abordou as acusações de que o anúncio era “propaganda nazista”, o “ranço” que sua persona pública gerou e a reação “surreal” de políticos como Donald Trump e JD Vance, que saíram em sua defesa.
Sweeney, que está promovendo seu novo filme “Christy”, afirmou que não se sentiu tentada a emitir um comunicado na época pois “não está aqui para dizer às pessoas o que pensar”.
O anúncio da discórdia: ‘Great Jeans’
A controvérsia explodiu devido ao slogan da campanha: “Sydney Sweeney Has Great Jeans”. O trocadilho entre “great jeans” (ótimos jeans) e “great genes” (ótimos genes) foi interpretado por críticos online como uma glorificação da herança branca e do físico magro da atriz. A polêmica cresceu tanto que o vice-presidente JD Vance zombou dos liberais por “criarem uma histeria” e o próprio Donald Trump elogiou o anúncio.
Questionada sobre o envolvimento político, Sweeney classificou o momento como “surreal”, mas disse que não deu atenção à controvérsia: “Eu meio que guardei meu telefone. Eu estava filmando Euphoria, 16 horas por dia (…) então eu não vi muito disso.”
‘Eu sei que sou uma pessoa gentil’
Sobre a polêmica em si, a atriz indicada ao Emmy minimizou o caso. “Eu fiz um anúncio de jeans. Quer dizer, a reação definitivamente foi uma surpresa, mas eu amo jeans”, disse ela. “Eu sabia para que servia aquele anúncio, e era para jeans ótimos. Isso não me afetou.”
Ela também foi questionada sobre o “ranço” que sua persona pública gerou, com muitos acusando-a de “fingir” ser desastrada e “gente como a gente” em entrevistas.
“Bem, era minha personalidade genuína, mas também era um mecanismo de defesa”, confessou Sweeney. “Eu olho para aquelas entrevistas, e aquela pessoa é irritante. Eu entendo por que ver aquela pessoa em todos os lugares seria irritante.” Ela chegou a elogiar a famosa imitação de Ariana Grande no “SNL” como “perfeita”.
A atriz afirmou que, apesar das críticas à sua personalidade, ela está segura de si: “Eu sei quem eu sou. Eu sei o que eu valorizo. Eu sei que sou uma pessoa gentil.”
Resultado financeiro e recado aos críticos
Apesar do barulho negativo, Sweeney revelou que estava ciente do sucesso comercial da campanha. Enquanto reportagens afirmavam que as visitas às lojas caíram, as ações da American Eagle subiram 38% durante a controvérsia. “Era tudo inventado”, disse ela sobre os boatos de fracasso.
Para aqueles que podem usar a polêmica como motivo para não assistir seus novos trabalhos, como a elogiada cinebiografia “Christy”, Sweeney deixou um recado: “Espero que algo possa abrir os olhos deles para estarem abertos à arte (…), não serei afetada por isso.”
Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa.
Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer.
Contato: matheus@nosbastidores.com.br

