Robert Pattinson é o mais novo membro do elenco de Duna a compartilhar os perrengues de filmar no deserto. O ator, que se junta ao elenco para o aguardado Duna: Parte Três, revelou que as condições de filmagem no deserto da Arábia foram tão brutalmente quentes que ele simplesmente parou de pensar.

Em uma nova entrevista ao IndieWire, Pattinson admitiu que o calor extremo o fez “desligar” o cérebro e apenas obedecer às ordens do diretor Denis Villeneuve.

‘Não tinha uma única célula cerebral funcionando’

“Quando eu estava fazendo ‘Duna’, estava tão quente no deserto que eu simplesmente não conseguia questionar nada”, confessou Pattinson. “E foi tão relaxante, como se meu cérebro realmente não estivesse operando. Eu não tinha uma única célula cerebral funcionando. E eu estava apenas ouvindo Denis [Villeneuve]: ‘O que você quiser!'”

O papel de Pattinson no filme, que adapta o livro O Messias de Duna, ainda é mantido em segredo, mas ele se junta ao elenco de peso que retorna, incluindo Timothée Chalamet, Zendaya e Florence Pugh.

O ‘perrengue’ de Duna: um rito de passagem do elenco

As histórias de sofrimento no calor do deserto já se tornaram uma tradição da franquia. Austin Butler, que interpretou o vilão Feyd-Rautha em Duna: Parte Dois, relembrou em entrevista que as filmagens no set pareciam um “micro-ondas” e que “havia pessoas desmaiando de insolação” já em sua primeira semana.

Zendaya também revelou que sofreu uma insolação durante as filmagens da Parte Dois porque evitava beber água. O motivo? O medo de fazer xixi dentro do complexo traje (stillsuit) dos Fremen. “Eu tinha muito medo de fazer xixi ou cocô em mim mesma, honestamente”, explicou ela à W Magazine. “Os banheiros eram muito longe (…) Você precisava de pelo menos 10 minutos para sair da fantasia. Um dia, não bebi o suficiente e tive uma insolação.”

O diretor Denis Villeneuve celebra a pausa

O próprio diretor, Denis Villeneuve, agradeceu por não ter filmado os dois primeiros filmes de uma vez só, como era o plano original. “Meu primeiro pensamento era filmar os dois filmes de uma vez, mas agora acho que eu teria morrido”, disse ele à Entertainment Weekly. “Foi realmente intenso, e ver como o mundo reagiu à Parte Um foi um impulso de energia positiva para voltar ao deserto.”

Duna: Parte Três tem estreia marcada para 18 de dezembro de 2026.

Matheus Fragata

Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa.

Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer.

Contato: matheus@nosbastidores.com.br

Mais posts deste autor