A jornada da atual tripulação da Enterprise nos cinemas parece ter chegado ao fim. Uma nova e devastadora reportagem da revista Variety afirma que a Paramount, sob a nova liderança de David Ellison, “seguiu em frente” e desistiu de produzir Star Trek 4 com o elenco liderado por Chris Pine (Capitão Kirk) e Zachary Quinto (Spock).

O filme, que reuniria a tripulação dos longas dirigidos por J.J. Abrams, estava preso em um limbo de desenvolvimento (o popular “development hell”) desde que foi anunciado pela primeira vez, em 2015. A reportagem indica que, embora o estúdio ainda “espere” fazer um novo filme da franquia, o projeto seria “algo totalmente novo”, sinalizando um reboot completo.

O fim de uma era, apesar da esperança do elenco

A notícia é um balde de água fria para os fãs e para o próprio elenco, que recentemente expressava otimismo. Simon Pegg, que interpreta Scotty, disse no início deste ano que estava esperançoso com o novo chefe da Paramount, David Ellison, por ele ser um “grande fã de Star Trek”. “Acho que está na hora. Seria ótimo nos ver dez anos após a missão de cinco anos”, declarou Pegg na época.

O próprio Chris Pine, no entanto, já parecia mais resignado com o destino da franquia. Em 2024, ele demonstrou confusão sobre o status do roteiro: “Eu pensei que já havia um roteiro, mas acho que estava errado, ou eles decidiram mudar. Como sempre foi com Trek, eu apenas espero para ver.”

Agora, parece que a espera terminou com uma resposta negativa. A quarta sequência da linha do tempo iniciada por J.J. Abrams em 2009, que foi um sucesso de crítica e público, não deve mais acontecer. Como diria o próprio Pine, os fãs terão que “ajustar seus phasers para pausar” enquanto aguardam notícias sobre o próximo (e totalmente novo) capítulo de Star Trek nos cinemas.

Matheus Fragata

Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa.

Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer.

Contato: matheus@nosbastidores.com.br

Mais posts deste autor