A AMC Theatres, maior rede de cinemas do mundo, reportou um terceiro trimestre difícil, com as bilheterias de Jurassic World Rebirth e Superman não sendo suficientes para salvar os resultados. A receita da empresa caiu 3,6% em relação ao ano anterior, para US$ 1,3 bilhão, e o prejuízo líquido aumentou drasticamente para US$ 298,2 milhões (contra US$ 20,7 milhões no mesmo período do ano passado).

Apesar dos números vermelhos, a AMC conseguiu superar as projeções de receita de Wall Street, que esperava US$ 1,23 bilhão. O CEO, Adam Aron, afirmou que o resultado “morno” já era esperado e que aposta em um final de ano forte com Wicked e Avatar.

O verão de 2025 não empolgou

A principal causa para a queda no desempenho foi o calendário de filmes. O verão americano de 2025, liderado por Jurassic World Rebirth, Weapons e Superman, não conseguiu igualar a arrecadação do ano anterior, que contou com os fenômenos Deadpool & Wolverine e Meu Malvado Favorito 4.

Como resultado, as receitas de bilheteria caíram para US$ 715,1 milhões (abaixo dos US$ 744,2 milhões de 2024), e as vendas de alimentos e bebidas também diminuíram, indicando que menos pessoas foram ao cinema.

‘Exatamente como prevíamos’, diz CEO

Apesar do prejuízo líquido maior, o CEO da AMC, Adam Aron, manteve o otimismo e afirmou que os resultados estão “exatamente como prevíamos há muito tempo”.

“Devido principalmente ao calendário de lançamentos dos grandes estúdios, um primeiro trimestre fraco foi seguido por um segundo trimestre escaldante, que foi seguido por um terceiro trimestre mais fraco”, disse Aron em comunicado. “Continuamos esperando que o ano culmine no que esperamos ser um final de ano bastante forte no quarto trimestre.”

A esperança de um fim de ano forte após um outubro desastroso

A AMC e toda a indústria de exibição precisam urgentemente desse final de ano forte. As receitas de bilheteria de outubro despencaram para seus níveis mais baixos desde 1997, principalmente devido aos fracassos de filmes como Tron: Ares e The Smashing Machine.

As esperanças agora estão depositadas nos próximos dois meses, que trarão as aguardadas sequências de Zootopia, Wicked e Avatar. A rede de cinemas teve um ponto positivo em outubro com a distribuição do evento cinematográfico de Taylor Swift, The Official Release Party of a Showgirl, que atraiu os Swifties em massa para os cinemas.

Matheus Fragata

Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa.

Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer.

Contato: matheus@nosbastidores.com.br

Mais posts deste autor