A jornada de Halo Infinite está chegando ao fim. A Halo Studios (antiga 343 Industries) anunciou que o jogo receberá sua última grande atualização de conteúdo, “Operation: Infinite”, no dia 18 de novembro. Após quatro anos, o estúdio confirmou que está mudando seu “foco total” para os “múltiplos títulos de Halo em desenvolvimento”.
A decisão enterra oficialmente o ambicioso “plano de 10 anos” que havia sido prometido para o jogo e consolida a nova estratégia da Microsoft de levar a franquia para o Unreal Engine 5 e para outras plataformas, como o PlayStation.
O fim do ‘plano de 10 anos’
Lançado em dezembro de 2021, Halo Infinite foi vendido ao público como uma plataforma “para os próximos dez anos”. A ideia era que o jogo crescesse e evoluísse, recebendo novas histórias e modos de jogo ao longo da década. No entanto, o plano foi por água abaixo.
O desenvolvimento do jogo foi marcado por problemas, a saída de líderes importantes, demissões em massa e uma dificuldade crônica em entregar conteúdo rápido, um problema que muitos atribuíram ao motor gráfico interno do estúdio.
O adeus em ‘Operation: Infinite’
No longo post de blog que anunciou a mudança, o estúdio agradeceu à comunidade pelo apoio e confirmou o fim do ciclo:
“Com múltiplos títulos de Halo em desenvolvimento, precisaremos do foco combinado de toda a nossa equipe para entregar novas experiências com a mesma paixão e cuidado que nossa comunidade nos deu”, escreveu o estúdio. “Embora continuemos comprometidos em apoiar Halo Infinite na estrada à frente, Operation: Infinite é a última grande atualização de conteúdo planejada atualmente.”
O futuro: Unreal Engine 5 e PlayStation
O futuro da série agora está fora de Infinite. A Halo Studios já havia confirmado que seus novos projetos estão sendo desenvolvidos no Unreal Engine 5, abandonando a tecnologia interna que causou tantos problemas.
O primeiro desses novos projetos é o recém-anunciado Halo: Campaign Evolved, um remake completo da campanha do primeiro jogo. Este será o título que marcará a história como o primeiro jogo principal da franquia a ser lançado no PlayStation 5, além do Xbox e PC, com lançamento previsto para 2026. A equipe agora se concentrará nesse e nos outros “múltiplos jogos” que estão por vir.
Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa.
Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer.
Contato: matheus@nosbastidores.com.br

