A Nintendo confirmou que Pokémon Pokopia, seu novo título da franquia desenvolvido pela Koei Tecmo, será lançado em 5 de março. No entanto, a grande (e polêmica) notícia é o formato físico do jogo: ele será o primeiro jogo publicado pela própria Nintendo no Switch 2 a ser vendido como um “Game-Key Card”.
A informação foi revelada em um vídeo da própria Nintendo sobre o uso do novo formato, que usava a caixa de Pokopia como exemplo. A decisão de adotar o “cartucho de chave” para uma de suas maiores franquias já está gerando duras críticas de fãs e defensores da preservação de jogos.
O que é o ‘Game-Key Card’ e por que é tão polêmico?
Desde o lançamento do Switch 2, o formato “Game-Key Card” tem sido alvo de controvérsia. Usado até agora pela maioria das publishers third-party (como a Ubisoft), o formato consiste em uma caixa de jogo física que, em vez de um cartucho com os dados do jogo, contém apenas um cartão com uma chave de ativação digital.
Essencialmente, o consumidor está comprando um código de download em uma caixa física. A principal (e única) vantagem sobre uma compra 100% digital é que esta chave pode ser revendida, funcionando em outros consoles Switch 2 sem a necessidade do sistema de “empréstimo virtual” da Nintendo.
‘Desanimador’, dizem os críticos
A decisão da própria Nintendo de aderir a esse formato para um jogo first-party é vista como um balde de água fria para os fãs de mídia física. Críticos e preservacionistas de jogos veem a prática como “anti-consumidor”.
Stephen Kick, CEO da Nightdive Studios (especializada em remasters de jogos clássicos), já havia criticado a existência do formato: “Ver a Nintendo fazer isso é um pouco desanimador”, disse ele ao GamesIndustry.biz. “Você esperaria que uma empresa tão grande, com uma história tão rica, levasse a preservação um pouco mais a sério.”
Sobre o que é ‘Pokémon Pokopia’?
Apesar da polêmica do formato, o jogo em si promete ser uma das experiências mais únicas da franquia. O trailer de anúncio revelou que os jogadores assumirão o papel de um Ditto disfarçado de humano. O foco do jogo será encontrar outros Pokémon (como Charmander, Squirtle e Bulbasaur) e usar a habilidade de Ditto para aprender seus golpes e, com eles, “moldar o terreno” e o mundo ao redor.
Um novo trailer de Pokémon Pokopia está programado para ser lançado em 13 de novembro.
Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa.
Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer.
Contato: matheus@nosbastidores.com.br

