Após anos de rumores e especulações sobre o “Valve Deckard”, a espera acabou. A Valve revelou oficialmente nesta quarta-feira (12) o Steam Frame, seu segundo headset de realidade virtual. A grande novidade é que o dispositivo será standalone, rodando o Steam OS (o mesmo sistema do Steam Deck), sem a necessidade de estar conectado a um PC para funcionar.

O aparelho, que tem lançamento previsto para o início de 2026, chega em um mercado muito mais competitivo do que o Valve Index encontrou, mas seu hardware impressionante parece combinar o melhor do PSVR 2 e do Meta Quest 3.

O melhor dos dois mundos: 4K e rastreamento ocular

A Valve parece ter mirado exatamente nos pontos fortes de seus principais concorrentes para criar o Steam Frame. O headset promete uma experiência visual de ponta:

  • Display e Lentes: Utilizará lentes Pancake (similares às do Meta Quest 3) e um display LCD, mas com uma resolução altíssima de 4K por olho (2160 x 2160), rivalizando com a clareza do PSVR 2.
  • Renderização e Eye Tracking: O headset incluirá renderização foveated e rastreamento ocular (tecnologias popularizadas no PSVR 2), permitindo que o processador foque o poder de renderização apenas onde o olho do usuário está olhando.
  • Passthrough (Visão do Ambiente): O dispositivo não terá foco em realidade mista. O passthrough será em preto e branco, similar ao do PSVR 2, usado principalmente para demarcar a área de jogo.
  • Áudio: Contará com alto-falantes integrados na alça, oferecendo áudio 3D espacial (similar ao Quest 3).
  • Bateria: A bateria será recarregável e localizada na parte de trás da alça, ajudando a equilibrar o peso (similar ao HTC Vive Focus Vision).

Conectividade e os novos controles com TMR

Uma ausência notável é a falta de portas HDMI ou Display Port, o que significa que não será possível conectá-lo diretamente a uma placa de vídeo para uma experiência visual sem perdas. No entanto, a Valve confirmou que o Steam Frame incluirá um adaptador wireless (Wi-Fi 6E) para streaming de baixa latência do PC para o headset, e a porta USB-C também deve permitir conexão via cabo (similar ao Steam Link).

O destaque final fica para os controles, que serão os primeiros do tipo a usar thumbsticks TMR (Resistência Magnética de Tensão, a mesma tecnologia do controle Raiju V3 Pro da Razer), feedback háptico de alta definição e sensores capacitivos para detectar toques e movimentos nos grips. Notavelmente, o controle esquerdo terá um D-pad, algo raro em controles VR.

Especificações Técnicas do Steam Frame

ComponenteEspecificação
ProcessadorSnapdragon ARM de 4nm
Memória16GB RAM LPDDR5 Unificada
Wi-FiWi-Fi 7, 2×2
Armazenamento256GB ou 1TB UFS + slot MicroSD
LentesPancake
DisplayLCD
Resolução2160 x 2160 por olho
Taxa de Atualização72-120Hz (144Hz experimental)
Campo de Visão (FOV)Até 110 graus horizontal

A Valve ainda não revelou o preço, fator que será decisivo para seu sucesso contra os já estabelecidos Quest 3 e PSVR 2.

Matheus Fragata

Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa.

Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer.

Contato: matheus@nosbastidores.com.br

Mais posts deste autor