Após anos de rumores e especulações sobre o “Valve Deckard”, a espera acabou. A Valve revelou oficialmente nesta quarta-feira (12) o Steam Frame, seu segundo headset de realidade virtual. A grande novidade é que o dispositivo será standalone, rodando o Steam OS (o mesmo sistema do Steam Deck), sem a necessidade de estar conectado a um PC para funcionar.
O aparelho, que tem lançamento previsto para o início de 2026, chega em um mercado muito mais competitivo do que o Valve Index encontrou, mas seu hardware impressionante parece combinar o melhor do PSVR 2 e do Meta Quest 3.
O melhor dos dois mundos: 4K e rastreamento ocular
A Valve parece ter mirado exatamente nos pontos fortes de seus principais concorrentes para criar o Steam Frame. O headset promete uma experiência visual de ponta:
- Display e Lentes: Utilizará lentes Pancake (similares às do Meta Quest 3) e um display LCD, mas com uma resolução altíssima de 4K por olho (2160 x 2160), rivalizando com a clareza do PSVR 2.
- Renderização e Eye Tracking: O headset incluirá renderização foveated e rastreamento ocular (tecnologias popularizadas no PSVR 2), permitindo que o processador foque o poder de renderização apenas onde o olho do usuário está olhando.
- Passthrough (Visão do Ambiente): O dispositivo não terá foco em realidade mista. O passthrough será em preto e branco, similar ao do PSVR 2, usado principalmente para demarcar a área de jogo.
- Áudio: Contará com alto-falantes integrados na alça, oferecendo áudio 3D espacial (similar ao Quest 3).
- Bateria: A bateria será recarregável e localizada na parte de trás da alça, ajudando a equilibrar o peso (similar ao HTC Vive Focus Vision).
Conectividade e os novos controles com TMR
Uma ausência notável é a falta de portas HDMI ou Display Port, o que significa que não será possível conectá-lo diretamente a uma placa de vídeo para uma experiência visual sem perdas. No entanto, a Valve confirmou que o Steam Frame incluirá um adaptador wireless (Wi-Fi 6E) para streaming de baixa latência do PC para o headset, e a porta USB-C também deve permitir conexão via cabo (similar ao Steam Link).
O destaque final fica para os controles, que serão os primeiros do tipo a usar thumbsticks TMR (Resistência Magnética de Tensão, a mesma tecnologia do controle Raiju V3 Pro da Razer), feedback háptico de alta definição e sensores capacitivos para detectar toques e movimentos nos grips. Notavelmente, o controle esquerdo terá um D-pad, algo raro em controles VR.
Especificações Técnicas do Steam Frame
| Componente | Especificação |
| Processador | Snapdragon ARM de 4nm |
| Memória | 16GB RAM LPDDR5 Unificada |
| Wi-Fi | Wi-Fi 7, 2×2 |
| Armazenamento | 256GB ou 1TB UFS + slot MicroSD |
| Lentes | Pancake |
| Display | LCD |
| Resolução | 2160 x 2160 por olho |
| Taxa de Atualização | 72-120Hz (144Hz experimental) |
| Campo de Visão (FOV) | Até 110 graus horizontal |
A Valve ainda não revelou o preço, fator que será decisivo para seu sucesso contra os já estabelecidos Quest 3 e PSVR 2.
Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa.
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