Mesmo tendo sido lançado há poucas semanas (em 16 de outubro), Pokémon Legends: Z-A já é o jogo em mídia física mais vendido de 2025 nos Estados Unidos. A informação foi confirmada por Mat Piscatella, diretor sênior da empresa de pesquisa de mercado Circana (antiga NPD), em uma nova entrevista.

O desempenho impressionante do jogo da Game Freak reforça o domínio da franquia, que, segundo o analista, é atualmente “a maior propriedade de mídia que existe”.

‘Pokémon’ domina o mercado

Durante uma entrevista com o jornalista Kyle Bosman no YouTube, Piscatella explicou que o sucesso de Pokémon vai muito além dos videogames.

“Pokémon é a maior propriedade de mídia no momento”, disse ele. “Está liderando nosso rastreamento de brinquedos, e os cards colecionáveis (TCG) são um dos maiores impulsionadores de toda a indústria de brinquedos agora.”

Ele continuou: “Ele [Pokémon] quebrou todas as barreiras do mundo dos videogames em termos de força da franquia. É o jogo físico mais vendido do ano até agora, e só está no mercado há algumas semanas. Será um dos grandes impulsionadores do trimestre de festas de fim de ano.”

O Caveat: Nintendo não informa vendas digitais

É crucial notar que os dados da Circana para jogos da Nintendo cobrem apenas as vendas físicas (cartuchos), já que a Nintendo não compartilha seus dados de vendas digitais com a empresa de pesquisa.

Portanto, embora Pokémon Legends: Z-A seja o líder indiscutível nas lojas físicas, é possível que outro jogo (de outra publisher que informa o digital) seja o mais vendido no geral (físico + digital) nos EUA.

Sucesso global já confirmado

Os números da Circana reforçam o que já se suspeitava. No mês passado, a The Pokémon Company anunciou que Pokémon Legends: Z-A vendeu 5,8 milhões de cópias globalmente em sua primeira semana (somando físico e digital), com cerca de metade dessas vendas ocorrendo no novo Nintendo Switch 2.

Além do sucesso comercial, o jogo foi aclamado pela crítica. A análise do VGC (parceiro do Notícias da TV) o chamou de “uma carta de amor aos fãs mais velhos que supera Pokémon Legends: Arceus em todos os sentidos”.

Matheus Fragata

Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa.

Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer.

Contato: matheus@nosbastidores.com.br

Mais posts deste autor