A Activision respondeu oficialmente às alegações de que estaria usando Inteligência Artificial generativa para criar assets (como os “calling cards”, cartões de visita) em Call of Duty: Black Ops 7. Em um comunicado enviado à imprensa de games, a empresa confirmou o uso da tecnologia, mas minimizou seu papel, afirmando que ela serve apenas como “apoio” para suas equipes.
A resposta veio após jogadores e artistas começarem a apontar inconsistências e elementos visuais típicos de arte gerada por IA nos cosméticos do novo jogo.
A declaração oficial da Activision
Em um e-mail enviado ao site Insider Gaming (e primeiro ao Xbox Era), um porta-voz da Activision não negou o uso da tecnologia, mas a enquadrou como uma ferramenta auxiliar, assim como muitas outras empresas de tecnologia têm feito.
“Como tantos ao redor do mundo, usamos uma variedade de ferramentas digitais, incluindo ferramentas de IA, para capacitar e apoiar nossas equipes a criar as melhores experiências de jogo possíveis para nossos jogadores”, diz o comunicado.
A empresa fez questão de reforçar o controle humano sobre a criação: “Nosso processo criativo continua a ser liderado pelos talentosos indivíduos em nossos estúdios.”
O que a Activision não disse
Embora a declaração confirme o uso da IA, ela é vaga e evita responder à pergunta central da polêmica: quais, e quantos, assets foram criados diretamente pela IA, em vez de apenas “apoiados” por ela?
O site Insider Gaming informou que pediu esclarecimentos mais específicos sobre quais elementos de Black Ops 7 foram gerados por IA, mas não obteve resposta até o momento.
A admissão da Activision acontece em um momento de alta tensão na indústria sobre o uso de IA generativa, com muitos artistas temendo a substituição de trabalho humano e críticos (como o criador de Breaking Bad, Vince Gilligan) chamando a tecnologia de “máquina de plágio”.
Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa.
Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer.
Contato: matheus@nosbastidores.com.br

