A Valve revelou a estratégia de preço de seu mais novo hardware, o Steam Machine. Segundo a empresa, o PC com formato de console será precificado de acordo com o valor de mercado de um computador com especificações comparáveis, e não será subsidiado, diferentemente do que ocorre com consoles como PlayStation e Xbox.

A revelação, feita pelo engenheiro da Valve, Pierre-Loup Griffais, no podcast Friends Per Second, põe fim às especulações de que o aparelho poderia ser vendido a um preço abaixo do custo para competir diretamente com o PS5 ou Xbox Series X.

Sem subsídio: O preço será o de mercado

O Steam Machine é um mini-PC poderoso, descrito como tendo “mais de seis vezes o poder do Steam Deck”, e projetado para levar os jogos de PC diretamente para a televisão.

Griffais afirmou que, embora o preço final ainda não esteja definido, a meta da Valve é ser competitiva com o que o consumidor gastaria montando um PC similar por conta própria. “Acho que se você montar um PC com peças e chegar basicamente ao mesmo nível de performance, essa é a janela de preço geral em que pretendemos estar”, explicou.

Questionado diretamente se a Valve subsidiaria o custo do Steam Machine, Griffais foi categórico: “Não, está mais alinhado com o que você pode esperar do mercado de PC atual.”

O valor está no design e no silêncio

O executivo da Valve ressaltou que, embora o preço não seja artificialmente baixo, o produto oferece valor agregado em recursos que são difíceis de replicar ao montar um PC.

“Nosso objetivo é que seja um bom negócio nesse nível de desempenho. E depois você tem recursos que são realmente difíceis de construir se você estiver montando seu próprio PC gamer, como o formato pequeno e, eu acho, o nível de ruído que alcançamos, ou a falta dele, é realmente impressionante”, disse Griffais.

A estratégia da Valve contrasta com a Sony e a Microsoft, que frequentemente vendem seus consoles (como PS5, PS5 Pro e Xbox Series X) com margens de lucro mínimas ou até prejuízo inicial, recuperando o valor com a venda de jogos e serviços. O Steam Machine, que será lançado no próximo ano, busca se estabelecer como uma opção premium para o público de PC que prioriza a conveniência de jogar na sala.

Matheus Fragata

Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa.

Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer.

Contato: matheus@nosbastidores.com.br

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