A atriz Morfydd Clark, que interpreta Galadriel em “O Senhor dos Anéis: As Amazonas”, mudou completamente sua postura ao responder às críticas da série, de seu personagem e de seus colegas de elenco em uma recente entrevista.
Durante a divulgação de “O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder”, Clark insinuou que os críticos da série e de suas mudanças radicais na obra de Tolkien eram racistas. Ela postou um vídeo curto de seu colega de elenco, Charles Edwards, como Celebrimbor, fazendo um gesto com a mão que revela a frase “Cale a boca.”
Ela então legendou o vídeo escrevendo: “Quem fez isso?” Não apenas Clark insinuou que os críticos das inúmeras mudanças que a série fez na obra de Tolkien eram racistas, mas também exigiu o silêncio desses críticos.
Além disso, ela também tentou defender as mudanças radicais que a série fez, fazendo o argumento sem sentido de que ninguém poderia saber o que Tolkien queria ou gostava, apesar de ele ter escrito explicitamente em seus romances e cartas.
Ela disse à Inverse: “[Tolkien] era uma pessoa muito complexa que escreveu um mundo muito complexo, e essa ideia de que alguém poderia saber exatamente o que ele teria querido ou gostado é, na minha opinião, absurda”.
No entanto, sua postura parece ter mudado. Em uma nova entrevista à Vanity Fair, Clark foi questionada:
“Agora que a primeira temporada foi ao ar, como você está recebendo o feedback sobre seu personagem e a série?”
Ela respondeu:
“Porque eu sou fã desse tipo de gênero, eu li livros que foram transformados em coisas, e eu pensei: não acho que a casa ficaria assim. Então, eu realmente entendo”.
Ela continuou:
“O que é tão maravilhoso sobre esses mundos e esses personagens é que eles não existem, mas existem tão intensamente em tantas mentes. Então, acho que há uma ideia de que você não pode agradar a todos. Mas também, eu respeito a propriedade dela, porque sei que se eu estivesse do outro lado, também estaria me sentindo assim”.
Infelizmente, Clark falhou completamente nesse sentido, dado como a primeira temporada retrata a personagem. O YouTuber The One Ring aponta com precisão como a personagem foi distorcida e deturpada em relação ao que Tolkien escreveu.
Ele explicou:
“Eles a transformaram em um personagem que não se assemelha ao que Tolkien realmente escreveu. Eles a tornaram uma comandante de exércitos movida pela raiva, auto-centrismo, auto-justiça e más maneiras”.
Interessantemente, Clark admite que Galadriel foi mal caracterizada na primeira temporada, embora pareça justificar tacitamente a decisão:
“Então, na última temporada, acho que sua tristeza era tão intensa, sua tristeza era enorme. Acho que quando você está nesses pontos de baixa total, acaba se tornando obcecado consigo mesmo. Você não consegue ver nada além dessa névoa de miséria. E agora isso começou a clarear.”
Quanto ao que esperar na segunda temporada para sua personagem, Clark detalhou:
“Com sorte, com isso, ela está redescobrindo a beleza da vida e o que ela estava realmente tentando proteger o tempo todo além de si mesma. Isso é algo que eu simplesmente amo em Tolkien: você precisa estar conectado ao mundo e às pessoas ao seu redor”.
A série O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder está disponível no Amazon Prime Video.