Ainda Estou Aqui conquista pré-indicação ao BAFTA, mas Fernanda Torres fica de fora

O filme brasileiro “Ainda Estou Aqui” aparece na lista dos pré-indicados ao Bafta 2025, mas Fernanda Torres não é mencionada.
Fernanda Torres é indicada ao Globo de Ouro por "Ainda Estou Aqui", filme brasileiro com sucesso internacional Fernanda Torres é indicada ao Globo de Ouro por "Ainda Estou Aqui", filme brasileiro com sucesso internacional
Reprodução

O filme brasileiro Ainda Estou Aqui foi incluído nesta sexta-feira (3) na lista dos pré-indicados ao Bafta 2025, na categoria de Melhor Filme em Língua Estrangeira. A produção é uma das 10 selecionadas que concorrem às cinco vagas para a lista final de indicados ao prêmio, cujo vencedor será revelado na cerimônia marcada para o dia 16 de fevereiro, em Londres. No entanto, um fato que chamou atenção foi a ausência de Fernanda Torres, 59, entre os nomes pré-indicados nas categorias de atuação, apesar de ser a protagonista da trama.

Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, figura entre os filmes que disputam o cobiçado troféu, que já foi conquistado pelo Brasil uma vez, com Central do Brasil, de 1998, estrelado por Fernanda Montenegro, mãe de Fernanda Torres. A atriz, que vive Eunice Paiva no longa, não teve seu nome mencionado na lista de Melhor Atriz, um reconhecimento que ela já havia recebido anteriormente em outras premiações, como no Critics Choice Awards 2024 e no Globo de Ouro 2024, no qual está indicada ao prêmio de Melhor Atriz em Filme de Drama, com cerimônia marcada para este domingo (5).

Os concorrentes ao Bafta 2025

O Brasil, representado por Ainda Estou Aqui, competirá com os seguintes filmes na corrida por uma vaga entre os cinco finalistas:

  • Tudo Que Imaginamos Como Luz
  • Black Dog
  • O Conde de Monte Cristo
  • Emilia Pérez
  • Flow
  • The Girl with the Needle
  • Kneecap — Música e Liberdade
  • La Chimera
  • The Seed of the Sacred Fig

Embora Fernanda Torres não tenha sido indicada nas categorias de atuação, nomes como Cynthia Erivo, Karla Sofía Gascón, Mikey Madison e Nicole Kidman foram mencionados entre as pré-indicadas a Melhor Atriz, enquanto Ariana Grande, Margaret Qualley e Selena Gomez estão na disputa por Melhor Atriz Coadjuvante.

A lista final de indicados ao Bafta 2025 será divulgada na próxima sexta-feira (10), e os cineastas e fãs de Ainda Estou Aqui aguardam ansiosos pela definição dos indicados à premiação britânica.

Sobre o autor

Matheus Fragata

Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa. Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer. Contato: matheus@nosbastidores.com.br

Ler posts desse autor