Ainda Estou Aqui representará o Brasil no Oscar
Ainda Estou Aqui, longa dirigido por Walter Salles, foi escolhido pela Academia Brasileira de Cinema para representar o Brasil na busca por uma indicação ao Oscar 2025 na categoria de melhor filme internacional. O filme, que estreou mundialmente no Festival de Veneza, foi aplaudido por 10 minutos e rendeu a Murilo Hauser e Heitor Lorega o prêmio de melhor roteiro.
O longa é baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, que aborda a história de sua família. Com Fernanda Torres, Selton Mello e Fernanda Montenegro no elenco, o filme tem estreia marcada nos cinemas brasileiros para o dia 7 de novembro, sendo distribuído pela Sony Pictures.
Walter Salles comentou a indicação enquanto acompanhava o Festival de San Sebastián, na Espanha. Em nome da equipe, afirmou: “Para toda a família de ‘Ainda Estou Aqui’ é uma honra representar o Brasil no Oscar, e nos Festivais de cinema como Veneza e San Sebastian. Esperamos ansiosamente pelas estreias na Mostra de São Paulo e no Festival do Rio, porque esse filme existe, antes de mais nada, para se relacionar com o público brasileiro. Nada disso seria possível sem o livro fundamental de Marcelo Rubens Paiva e o apoio da família Paiva, que nos inspiraram constantemente nessa jornada”, destacou.
Ele celebrou o bom momento do cinema nacional, que tem sido premiado em eventos internacionais ao longo do ano. “Aproveito para celebrar o fato de o cinema brasileiro estar sendo abraçado e premiado desde o início do ano nos principais festivais internacionais como Sundance, Berlim, Cannes, Veneza, Locarno. Vários filmes premiados são de cineastas estreantes, e não poderia haver melhor notícia para o cinema brasileiro. No documentário também temos um ano com filmes excepcionais. Esse conjunto de filmes prova que nossa cinematografia se reergue depois de anos difíceis. Torço para que o ano que vem seja ainda melhor para o cinema brasileiro”, ponderou.
Fernanda Torres comenta indicação do Brasil
Fernanda Torres, uma das protagonistas do filme, também celebrou a escolha de Ainda Estou Aqui. Segundo ela, o filme revela a trajetória de Eunice Paiva, uma mulher extraordinária que merece ser conhecida por todos. “É bonito que o Brasil tenha escolhido ‘Ainda Estou Aqui’ para representá-lo pois, depois do livro do Marcelo, este é um filme de descoberta de uma mulher extraordinária, chamada Eunice Paiva, que todos precisam conhecer. Ela é o elo entre o ontem e o agora. Todos nós, envolvidos na feitura de ‘Ainda Estou Aqui’, estamos muito comovidos com a recepção do filme”, disse.
Selton Mello compartilhou do mesmo sentimento, considerando a obra como “sensível e necessária” para representar o Brasil na disputa por uma vaga ao Oscar.
Ainda Estou Aqui tem obtido grande destaque em festivais. Recentemente, o filme foi exibido na Mostra Perlak, durante a 72ª edição do Festival de San Sebastián, onde ficou entre os mais votados pelo público. Também abriu o Festival Biarritz Amérique Latine e está programado para exibição no Festival de Nova York e no Festival de Londres.
No Brasil, o filme já está sendo exibido em uma estreia limitada no Cine Glauber Rocha, em Salvador, com ingressos esgotados até o dia 25 de setembro. O longa ainda passará pela Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e pelo Festival do Rio, antes de seguir para festivais internacionais como Pingyao, na China, e Zurich, na Suíça.
Nascido no interior de São Paulo, com passagens pelo Maze Blog, Cenapop, UOL, Hit Site e Bolavip Brasil, sempre escrevendo sobre entretenimento.