Atenção: este texto contém spoilers do primeiro episódio de Alien: Terra.

A aguardada série Alien: Terra, do criador Noah Hawley (Fargo), estreou nesta terça-feira (12) e, com ela, uma grande dúvida para os fãs: onde exatamente ela se encaixa na confusa e extensa linha do tempo da franquia Alien? A resposta é um pouco mais complicada do que parece, envolvendo uma decisão criativa que ignora parte do cânone estabelecido.

Resumidamente, a série é uma prequela que se passa no ano de 2120. No entanto, ela opta por desconsiderar os eventos dos filmes Prometheus e Alien: Covenant.

A resposta simples: 2120, dois anos antes do filme original

Oficialmente, a trama de Alien: Terra acontece exatamente dois anos antes dos eventos do clássico de Ridley Scott, Alien: O Oitavo Passageiro (1979), que se passa em 2122. Isso a posiciona também 16 anos após os acontecimentos de Alien: Covenant (2104).

A tecnologia apresentada na série, como a nave USCSS Maginot, da Weyland-Yutani, que é quase idêntica à Nostromo do primeiro filme, reforça visualmente essa localização temporal, servindo como um prelúdio direto para a estória de Ripley.

A resposta complexa: ignorando as prequelas de Ridley Scott

É aqui que a linha do tempo se torna confusa. O criador e showrunner da série, Noah Hawley, já declarou que sua história não irá aderir à mitologia estabelecida nos filmes Prometheus e Alien: Covenant. Na prática, isso significa que a série ignora a controversa história de origem dos Xenomorfos, que envolve os Engenheiros e o patógeno “gosma preta”.

Para Hawley, como a mitologia dos sete filmes anteriores era “surpreendentemente escassa”, sua série funciona como a “primeira história na linha do tempo de Alien”, estabelecendo uma nova base para o universo.

A confusão e a linha do tempo correta

Para complicar ainda mais, em uma entrevista antiga ao Collider, Hawley chegou a dizer que a série se passava “próximo aos eventos do segundo filme”, Aliens. No entanto, essa declaração parece ter sido um equívoco do diretor durante as filmagens, já que a série finalizada claramente se estabelece em 2120.

Portanto, a cronologia oficial da saga, com a nova série, fica assim:

  1. Prometheus (2089)
  2. Alien: Covenant (2104)
  3. Alien: Terra (2120) – Ignorando a mitologia dos dois filmes anteriores
  4. Alien: O Oitavo Passageiro (2122)
  5. Alien: Romulus (aproximadamente 2142)
  6. Aliens: O Resgate (2179)

A decisão de Hawley de seguir por um caminho próprio, embora possa gerar debate entre os fãs, dá ao criador a liberdade de construir um novo e aterrorizante capítulo na saga Alien, sem as amarras das prequelas que dividiram o público.

Matheus Fragata

Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa.

Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer.

Contato: matheus@nosbastidores.com.br

Mais posts deste autor