A Amazon anunciou nesta terça-feira (28) uma reestruturação drástica em sua divisão de games, com “cortes significativos” de pessoal e a decisão de encerrar a maior parte de seu trabalho de desenvolvimento de jogos AAA first-party, especificamente em torno de MMOs. A medida afeta principalmente os estúdios responsáveis pelo MMO New World e pelo aguardado, mas problemático, jogo de O Senhor dos Anéis.
A decisão, comunicada aos funcionários em um memorando interno e revelada pela Bloomberg, sinaliza uma grande mudança de estratégia para a Amazon Games, que por anos investiu pesado na tentativa de emplacar um grande sucesso no gênero de MMO.
Estúdios de ‘New World’ e ‘Senhor dos Anéis’ são os mais afetados
No comunicado interno, assinado por Steve Boom, vice-presidente de Áudio, Twitch e Games, a empresa confirma que as demissões afetarão “muitos” dos mais de 14.000 cortes corporativos anunciados pela Amazon.
Os estúdios de desenvolvimento em San Diego (responsável pelo MMO de O Senhor dos Anéis) e Irvine/Orange County (que lançou New World em 2021) sofreram “reduções significativas de cargos”, assim como a equipe central de publicação.
“Embora estejamos orgulhosos de nossos sucessos no desenvolvimento e publicação de jogos AAA first-party, tomamos a difícil decisão de interromper uma quantidade significativa de nosso trabalho de desenvolvimento de jogos AAA first-party – especificamente em torno de MMOs – dentro da Amazon Game Studios”, escreveu Boom.
O timing curioso após o relançamento do Luna
As demissões e a mudança de foco acontecem poucos dias após a Amazon ter relançado seu serviço de cloud gaming, o Luna, com uma nova interface e a adição do GameNight, uma seleção de jogos casuais voltados para um público mais amplo. A reestruturação sugere que a empresa pode estar reavaliando onde concentrar seus investimentos no setor de games.
O que continua na Amazon Games?
Apesar dos cortes nos MMOs, o memorando de Boom garante que a Amazon continuará a investir em outros projetos de jogos:
- O estúdio de Montreal segue trabalhando para finalizar March of Giants.
- O Studio 5 continuará focado em jogos “casuais e focados em IA”, otimizados para o Luna, como o recente Courtroom Chaos: Starring Snoop Dogg.
- As parcerias com estúdios externos serão mantidas, incluindo o desenvolvimento do próximo Tomb Raider com a Crystal Dynamics e um jogo de corrida em mundo aberto com a Maverick Games.
“Embora essas mudanças sejam significativas, ainda temos muita coisa acontecendo no desenvolvimento de jogos”, escreveu Boom. A decisão de abandonar os MMOs, no entanto, marca o fim de um capítulo ambicioso, mas conturbado, na história da Amazon Games.
Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa.
Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer.
Contato: matheus@nosbastidores.com.br

