Na terça-feira (29), Anthony Mackie recorreu ao Instagram para esclarecer os comentários que geraram controvérsia nas últimas 24 horas. Durante uma entrevista em Roma, o ator comentou sobre o que o Capitão América representa, afirmando que, para ele, o personagem não deve ser associado ao termo “América”, mas sim a qualidades universais, como honra, dignidade e integridade.
Leia mais: Anthony Mackie esclarece polêmica sobre Capitão América após vídeo viralizar“Deixe-me ser claro sobre isso, sou um americano orgulhoso e assumir o escudo de um herói como [Capitão América] é a honra de uma vida”, escreveu Mackie em sua história no Instagram, destacando seu respeito pelos que servem ao país e a importância do personagem para as pessoas ao redor do mundo.
A polêmica começou quando, ao promover seu novo filme, Capitão América: Admirável Mundo Novo, Mackie declarou que o Capitão “representa muitas coisas diferentes”, mas que o termo “América” não deveria ser uma dessas representações. Em sua visão, o Capitão é um herói baseado em valores como confiança e integridade, mais do que um símbolo nacional.
O filme, previsto para ser lançado em 14 de fevereiro, marca o primeiro filme do Capitão América desde que Mackie assumiu o papel de super-herói após Chris Evans, que interpretou o personagem por anos no Universo Cinematográfico Marvel (MCU). A transição aconteceu em Vingadores: Ultimato (2019), quando Steve Rogers passou o escudo para Sam Wilson, o Falcão, interpretado por Mackie.
O elenco de Admirável Mundo Novo inclui nomes como Harrison Ford, Rosa Salazar, Liv Tyler, Giancarlo Esposito, Danny Ramirez e Shira Haas. Julius Onah dirige o longa, com um roteiro escrito por Rob Edwards, Malcolm Spellman e Dalan Musson.