Andrzej Sapkowski, o celebrado autor da saga The Witcher, deu uma “alfinetada” bem-humorada, mas direta, em seu colega e gigante da fantasia, George R.R. Martin. Durante um festival literário na Polônia, Sapkowski não apenas prometeu aos seus fãs um novo livro, mas também usou o notório atraso de Os Ventos do Inverno — sexto volume de As Crônicas de Gelo e Fogo — como exemplo de algo que ele não fará, afirmando que, quando ele promete, ele cumpre.
A declaração ocorreu no festival literário de Opole, quando Sapkowski foi questionado sobre seus planos para o futuro da saga The Witcher. “Vou te dizer agora mesmo: escreverei outra coisa. Relaxe. Não precisa ter medo”, garantiu ele, antes de disparar a comparação. “E, ao contrário de George R.R. Martin, que, aliás, conheço pessoalmente, quando digo que escreverei algo, eu escrevo.”
Apesar do tom provocador, a menção de que os dois autores se conhecem pessoalmente sugere uma brincadeira entre colegas de ofício, mas Sapkowski não parou por aí e ofereceu sua própria teoria sobre o motivo da demora de Martin.
A teoria sobre a série da HBO
Para o criador de Geralt de Rivia, o principal motivo para o bloqueio criativo de George R.R. Martin é o fato de a série de TV Game of Thrones, da HBO, ter ultrapassado a história dos livros. Sapkowski demonstrou empatia com a situação, que ele considera uma espécie de “engano” para com o autor original.
“Eu o entendo perfeitamente. Porque se alguém tivesse me enganado dessa forma, filmando uma série baseada nos meus livros e depois se adiantando ao que eu pretendia escrever, eu também estaria me perguntando se ainda faz sentido continuar escrevendo”, ponderou Sapkowski. “Se já foi feito, certo? Não faz sentido.”
O universo em expansão de cada autor
Enquanto os fãs de Westeros aguardam há mais de uma década por Os Ventos do Inverno, o universo de The Witcher continua em plena expansão. O próprio Sapkowski está prestes a lançar internacionalmente, em setembro, seu próximo romance, Crossroad of Ravens, que explorará a infância de Geralt. Além disso, a quarta temporada da série da Netflix, agora com Liam Hemsworth no papel principal, está a caminho.
George R.R. Martin, por sua vez, admitiu recentemente à revista Time que o livro se tornou uma “maldição” em sua vida. “Não há dúvida de que Winds of Winter está 13 anos atrasado. Ainda estou trabalhando nele”, confessou, citando que outras coisas, como as séries derivadas de seu universo, acabam desviando sua atenção.
A “bronca” de Sapkowski, portanto, vem carregada de uma compreensão única de quem vive uma situação parecida. Enquanto os fãs de Game of Thrones continuam sua longa vigília, o comentário do autor polonês adiciona um novo e divertido capítulo à saga do livro mais esperado — e atrasado — da literatura fantástica moderna.