O universo de Dragon Age é vasto e complexo, com várias facções, grupos e conceitos que desempenham papéis fundamentais na narrativa. A seguir, um guia mais detalhado sobre essas organizações e elementos, que serão relevantes em “Dragon Age: The Veilguard“.
The Chantry
Uma das instituições religiosas mais poderosas do sul de Thedas, The Chantry adora a deusa Andraste, a profetisa da Criadora. Ela é responsável por impor a moralidade e o controle sobre os magos no sul de Thedas, especialmente através do sistema do Círculo dos Magos. Além disso, a Chantry é central na manutenção da ordem social e na perpetuação de normas que colocam os magos sob vigilância estrita. Em “The Veilguard”, o papel da Chantry pode ser ainda mais explorado conforme a história se aprofunda no conflito entre fé, magia e liberdade.
Magos
Magia em Thedas é uma questão controversa, principalmente no sul, onde os magos são forçados a viver em Círculos controlados pela Chantry. Isso se deve ao medo de que possam ser corrompidos por demônios e transformados em Abominações, perigosas criaturas possuídas. No entanto, em lugares como Tevinter, que será visitado em “Veilguard”, os magos, conhecidos como Magisters, detêm o poder político e religioso, governando diretamente suas terras e sociedades. A tensão entre o sul e o norte de Thedas é acentuada pelo tratamento diferenciado dos magos, o que certamente será um tema central no novo jogo.
Templários
Os templários são a força militar responsável por supervisionar os magos e garantir que eles não se tornem uma ameaça. Eles caçam apóstatas – magos que fogem dos Círculos – e lidam com aqueles que sucumbem ao poder demoníaco. Em “The Veilguard”, a ordem dos templários pode enfrentar novos desafios à medida que as dinâmicas entre magia e autoridade mudam com os eventos que sucedem “Inquisition”. O papel deles na proteção (ou repressão) dos magos será ainda mais importante, especialmente com a crescente ameaça representada pelo retorno de Solas e seus planos para o Véu.
Grey Wardens
Os Grey Wardens são uma ordem lendária de guerreiros dedicados a combater os Darkspawn e evitar que as Pragas destruam o mundo. Eles são conhecidos por sua capacidade de detectar a presença dos Darkspawn e sua ligação única com a corrupção que acompanha esses seres. Embora a última Praga tenha sido derrotada em “Dragon Age: Origins”, a ameaça dos Darkspawn nunca desaparece completamente, e os Grey Wardens continuam vigilantes. Sua presença em “Veilguard” ainda não foi confirmada, mas com o surgimento de novas ameaças, pode-se esperar que eles desempenhem um papel relevante na luta contra o mal.
The Antivan Crows
Uma guilda de assassinos e espiões notoriamente habilidosos, os Antivan Crows são temidos e respeitados por suas habilidades mortais. Originários de Antiva, sua influência é sentida em todo o continente, sendo contratados por aqueles que buscam eliminar alvos difíceis. Embora sua lealdade seja puramente financeira, a organização é conhecida por sua eficácia. Com a possível exploração de novas regiões em “Veilguard”, os Crows podem se envolver em intrigas políticas e assassinatos que definirão o curso dos eventos.
The Dalish Elves
Os Dalish são elfos nômades que vivem longe das grandes cidades humanas, buscando preservar sua herança cultural e recuperar o conhecimento perdido de suas civilizações antigas. Eles resistem à assimilação forçada pelas culturas humanas e reverenciam seus deuses antigos, incluindo Fen’Harel. Em “Veilguard”, os Dalish podem se ver em um conflito direto com Solas, que já foi um aliado, mas que agora planeja restaurar o mundo dos elfos às custas do Véu. O destino dos Dalish e sua herança estará em jogo, e escolhas difíceis provavelmente surgirão para o protagonista.
The Fade
O Fade é o reino espiritual que existe paralelamente ao mundo físico de Thedas, onde demônios e espíritos habitam. Os magos podem acessar o Fade para extrair poder mágico, e é também onde os sonhos ocorrem. A separação entre o Fade e o mundo físico é mantida pelo Véu, uma barreira mágica que Solas, o antagonista principal em “Veilguard”, criou. O plano de Solas envolve destruir o Véu, o que permitiria que o Fade e o mundo físico se fundissem novamente, trazendo caos ao continente.
Eluvianos
Os Eluvianos são antigos espelhos mágicos criados pelos elfos, que permitiam a viagem instantânea entre grandes distâncias e comunicação em tempos remotos. Esses artefatos foram redescobertos e reativados durante os eventos de “Inquisition”. Em “Veilguard”, é provável que os Eluvianos desempenhem um papel central na trama, especialmente com o foco renovado na herança élfica e no desejo de Solas de restaurar o antigo mundo élfico.
Evanuris
Os Evanuris eram adorados como deuses pelos antigos elfos, mas o DLC “Trespasser” de “Inquisition” sugere que eles eram, na verdade, poderosos magos que escravizaram seu próprio povo. Solas, também conhecido como Fen’Harel, foi quem os aprisionou e criou o Véu para pôr fim ao domínio deles. Em “Veilguard”, os mistérios envolvendo os Evanuris podem ser aprofundados, e o destino desse grupo, agora aprisionado, pode ter consequências graves para o mundo de Thedas.
Darkspawn
Os Darkspawn são criaturas monstruosas que emergem das profundezas da terra, corrompidas pela mácula e responsáveis por causar as Pragas em Thedas. Essas criaturas têm uma conexão com os Deuses Antigos, dragões poderosos que, uma vez despertados e corrompidos, se tornam Arquidemônios, liderando os Darkspawn em sua marcha destrutiva. Embora o último Blight tenha sido derrotado, os Darkspawn permanecem uma ameaça latente, e em “Veilguard”, novas revelações sobre sua origem podem surgir.
Arquidemônio
O Arquidemônio é um dos Deuses Antigos que, após ser corrompido pela mácula dos Darkspawn, lidera uma Praga. Derrotar o Arquidemônio é a única maneira de parar uma Praga, e os Grey Wardens desempenham um papel crucial nesse esforço. Embora “Veilguard” possa não girar em torno de uma nova Praga, a presença dos Darkspawn e os segredos dos Deuses Antigos podem ser temas centrais.
Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa.
Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer.
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