Astronautas da Nasa enfrentam estresse e emagrecimento após 153 dias na ISS

As novas imagens de Sunita Williams e Barry Wilmore, astronautas da Nasa presos na Estação Espacial Internacional (ISS) após problemas técnicos com seu Boeing Starliner, revelaram preocupantes sinais de emagrecimento e estresse, superando até mesmo os retratos de ficção científica do filme Interestelar. Desde 6 de junho, os dois estão na ISS, e a foto divulgada pela Nasa mostra a dupla durante uma refeição improvisada, com Sunita visivelmente abatida e Barry mais magro do que o habitual.

Embora o ambiente de convivência na ISS seja pressurizado, os astronautas têm enfrentado os desafios do estresse de viver em altitude elevada por períodos prolongados. O Dr. Vinay Gupta, especialista em medicina espacial, comentou ao Daily Mail que o emagrecimento dos astronautas é um reflexo do déficit calórico significativo, já que o corpo humano queima mais calorias em um ambiente de microgravidade e temperaturas extremas. No entanto, mais preocupante do que o emagrecimento, a atrofia muscular se torna uma das maiores ameaças à saúde dos astronautas, como alertado pelo médico.

Na foto, os astronautas são vistos comendo um jantar composto por pizza de pepperoni, ketchup, mostarda e nozes. Embora tentem manter o bom humor, os sinais de cansaço e desgaste são visíveis, refletindo as condições adversas da vida no espaço, que exigem adaptações alimentares que nem sempre são ideais para a saúde muscular e geral.

Os astronautas continuam sua missão enquanto a Nasa analisa as melhores estratégias para mitigar os efeitos adversos das longas permanências no espaço.

Mostrar menosContinuar lendo