O ator Taylor Willy, conhecido pelo papel de Kamekona Tupuola na série “Havaí Cinco-0“, faleceu aos 56 anos na madrugada de quinta-feira (20). A emissora havaiana KITV News divulgou a notícia para a mídia internacional, informando que a causa da morte do ator ainda não foi identificada. Além de sua carreira na atuação, Willy teve um passado como lutador de sumô e lutou no UFC durante a juventude.
Nascido Teila Tuli em Laie, Havaí, em 14 de junho de 1968, o artista iniciou sua carreira na atuação em 2004. Em 2008, ele apareceu na comédia “Forgetting Sarah Marshall” como um funcionário de hotel que fez amizade com o personagem principal, interpretado por Jason Segel. Na televisão, além de “Havaí Cinco-0”, Willy participou de outras séries filmadas no Havaí, como “Magnum, P.I.” e “One West Waikiki“. Ele deixa sua esposa Halona e seus dois filhos, e recebeu várias homenagens de colegas e fãs nas redes sociais.
O criador dos remakes de “Havaí Cinco-0”, Peter M. Lenkov, expressou sua tristeza em um post no Instagram. “Estou arrasado. De coração partido. Vou postar alguns sentimentos detalhados mais tarde. É muito difícil agora“, escreveu. Lenkov também compartilhou um compilado de fotos com o ex-colega, lembrando da primeira audição de Willy. “T, como eu te disse muitas vezes, me apaixonei por você na primeira audição. Você entrou com uma toalha na cabeça enxugando o suor, e eu fui conquistado. Você me encantou para te tornar um personagem fixo… na série… e na minha vida. Você era família. E vou sentir sua falta todos os dias, irmão“, lamentou.
A morte de Taylor Willy
It was with sadness that I learned of the death of actor Teila Tuli also known as Taylor Willy. He played the unforgettable Kamekona in the American television series Hawaii 5-0.
All my thoughts are with his family ????#hawaii50 #hawaii #taylorwilly #tribute pic.twitter.com/IIJH0tdmhv
— Carmen Bidalot ?? (@PriscaCb15) June 21, 2024
Willy teve uma carreira notável antes de entrar para o mundo da atuação. Nos anos 80, ele decidiu se tornar lutador de sumô após ser recrutado pelo ex-lutador Takamiyama Daigorō, também havaiano. Seu início foi impressionante, vencendo as primeiras 14 lutas oficiais e conquistando dois yūshō (campeonatos de torneio) consecutivos. Chegando a pesar quase 200 kg, ele era um dos maiores lutadores de sumô da época. No entanto, em 1989, problemas no joelho forçaram sua aposentadoria precoce do sumô.
A sobrinha de Willy, Latoya Levaiosina, também o homenageou em um post no Facebook. “Ainda parece um pesadelo. Unko Big Tee, nós te amamos sempre“, escreveu. O ator, descendente de samoanos americanos, deixou uma marca tanto no mundo do entretenimento quanto no esporte, sendo lembrado por sua versatilidade e carisma. Sua perda é sentida profundamente por familiares, amigos e fãs ao redor do mundo.
Redator e editor de vídeo, com passagens pelo Cenapop (UOL) e Hit Site (R7). Jogo uns games por aí e produzo arte visual.


