A publisher Krafton anunciou o adiamento do lançamento em acesso antecipado de Subnautica 2 para 2026, mas o que poderia ser uma decisão normal para garantir a qualidade do jogo se transformou em uma grande polêmica. De acordo com uma nova reportagem de Jason Schreier, da Bloomberg, o adiamento foi feito contra a vontade da antiga liderança do estúdio Unknown Worlds e pode ter como objetivo evitar o pagamento de um bônus contratual de US$ 250 milhões (cerca de R$ 1,3 bilhão) aos desenvolvedores.
A controvérsia se intensifica por ter ocorrido apenas uma semana após a Krafton promover uma grande mudança na alta administração da Unknown Worlds, demitindo o cofundador do estúdio, Charlie Cleveland, e o CEO, Ted Gill.
O bônus de US$ 250 milhões e a demissão da liderança
O ponto central da disputa é um bônus de US$ 250 milhões que a Krafton deveria pagar à equipe da Unknown Worlds caso o estúdio atingisse certas metas de receita até o final de 2025. O plano da antiga liderança, segundo a reportagem, era dividir esse valor entre todos os cerca de 100 funcionários do estúdio, com alguns bônus podendo chegar a sete dígitos.
Com o adiamento do lançamento do jogo para 2026, torna-se praticamente impossível que essas metas de receita sejam alcançadas ainda este ano, o que, na prática, anularia o pagamento do bônus.
As justificativas conflitantes
O novo CEO da Unknown Worlds, Steve Papoutsis, nomeado pela Krafton, disse aos funcionários que o jogo simplesmente “não estava pronto para ser lançado este ano” e que o tempo extra seria usado para adicionar mais recursos. No entanto, quando questionado diretamente por um funcionário se o atraso era uma manobra para evitar o pagamento do bônus, Papoutsis teria dito que “não estava familiarizado com os detalhes”.
A versão do novo CEO contrasta com a do cofundador recém-demitido, Charlie Cleveland. Em uma publicação recente no Reddit, ele sugeriu que o jogo estava, sim, pronto para o lançamento em acesso antecipado, alimentando as suspeitas de que o adiamento foi uma decisão puramente financeira por parte da publisher.
Uma nova era na Unknown Worlds
A demissão dos fundadores, a nomeação de um novo CEO e a subsequente decisão de adiar o principal projeto do estúdio contra a vontade da equipe original pintam um quadro de uma nova era para a Unknown Worlds, agora sob um controle mais rígido da Krafton.
Enquanto a publisher defende a decisão como uma medida para garantir a qualidade final de Subnautica 2, a polêmica sobre o bônus milionário e a forma como a antiga liderança foi afastada gerou uma crise de confiança. O caso se torna mais um exemplo da complexa e, por vezes, tensa relação entre estúdios de desenvolvimento e as grandes publishers que os controlam na indústria de games.