A era dos atores sintéticos chegou e eles já estão buscando representação. Tilly Norwood, a primeira atriz totalmente gerada por Inteligência Artificial, está atraindo a atenção de diversas agências de talentos de Hollywood e deve assinar com uma delas nos próximos meses. A revelação foi feita por sua criadora, a produtora Eline Van der Velden, durante um painel no Zurich Summit, o braço da indústria do Festival de Cinema de Zurique, no último sábado (27).

A notícia representa um marco na intersecção entre tecnologia e entretenimento, sinalizando que a presença de “talentos” de IA em produções de cinema e TV pode se tornar uma realidade muito antes do que se imaginava.

A meta: ‘A próxima Scarlett Johansson ou Natalie Portman’

Tilly Norwood é a primeira criação do Xicoia, um novo estúdio de talentos de IA que é um spin-off da produtora de Van der Velden, a Particle6. O objetivo, segundo a criadora, é ambicioso. “Queremos que a Tilly seja a próxima Scarlett Johansson ou Natalie Portman, esse é o objetivo do que estamos fazendo”, declarou ela à revista Broadcast International.

Tilly já fez sua “estreia” como atriz. Em julho, ela “revelou” em sua página no Facebook que havia participado de seu primeiro papel, no curta de comédia “AI Commissioner”. “Posso ser gerada por IA, mas estou sentindo emoções muito reais agora. Estou muito animada com o que vem por aí!”, dizia a publicação em nome da atriz sintética.

‘O público não se importa se a estrela tem pulso’, diz a criadora

A aposta de Van der Velden se baseia em uma crença polêmica de que o público está mais interessado na história do que na humanidade do ator. “Público? Eles se importam com a história – não se a estrela tem pulso”, afirmou ela em uma publicação no LinkedIn. “A era dos atores sintéticos não está ‘chegando’ – ela já chegou.”

Para a produtora, a grande vantagem da IA é a liberdade criativa sem as amarras do orçamento. “As pessoas estão percebendo que sua criatividade não precisa ser limitada por um orçamento”, argumentou.

A rápida mudança de Hollywood em relação à IA

Segundo a produtora, a atitude de Hollywood em relação à Inteligência Artificial mudou drasticamente em apenas alguns meses, acelerando o interesse em talentos como Tilly. “Estávamos em várias salas de reuniões por volta de fevereiro, e todos diziam: ‘Não, isso не é nada'”, contou Van der Velden. “Então, em maio, as pessoas diziam: ‘Precisamos fazer algo com vocês’.”

Enquanto estúdios como a Warner Bros. e a Disney processam plataformas de IA como a Midjourney por violação de direitos autorais, outros braços da indústria já exploram o uso da tecnologia para criar seus próprios talentos, mostrando a complexa e contraditória relação que o entretenimento está construindo com a nova tecnologia.

Mostrar menosContinuar lendo