A atriz britânica Miriam Margolyes, de 86 anos, fez uma nova e sincera declaração sobre mortalidade. A intérprete da Professora Sprout na franquia Harry Potter afirmou que vai optar pela morte assistida. A decisão, no entanto, seria tomada caso sua saúde se deteriore a um ponto crítico. A artista, que enfrenta diversos problemas de saúde, falou sobre o tema em uma nova entrevista ao jornal Daily Mail.
“Não quero passar por um período lento de dor e constrangimento”, desabafou a premiada atriz.
“Não quero ser menos do que posso ser”
Miriam Margolyes detalhou as condições que a levariam a tomar essa decisão. “Se um derrame me impedisse de falar, ou se eu sofresse de dupla incontinência, ou perdesse completamente a sanidade, eu pediria por morte assistida”, explicou.
A razão, segundo ela, é o desejo de manter sua identidade. “Isso porque quero ser quem eu sou. Não quero ser menos do que posso ser”, resumiu de forma contundente.
A batalha de Miriam Margolyes pela saúde
A atriz tem falado abertamente sobre seus desafios de saúde nos últimos anos. Ela, por exemplo, luta contra estenose espinhal, artrite e reumatismo. Recentemente, a artista também passou por um procedimento cardíaco. Na ocasião, ela substituiu uma válvula aórtica pela de uma vaca, evitando uma cirurgia mais invasiva.
Em maio, Miriam já havia dito que sabe que não tem muito tempo de vida. Ela, inclusive, lamentou o fato de ter que usar uma cadeira de rodas, o que dificulta seu trabalho como atriz.
O legado da Professora Sprout
Apesar dos problemas de saúde, Miriam Margolyes continua ativa. Ela está divulgando seu novo livro, The Little Book of Miriam. A atriz tem uma carreira de mais de seis décadas. Ela, aliás, acumula quase 200 créditos em cinema, TV e dublagem.
Seu papel mais famoso para o grande público, no entanto, é o da professora de Herbologia, Pomona Sprout. Ela apareceu em dois filmes da saga Harry Potter. A honestidade brutal e o bom humor de Miriam Margolyes, por fim, a tornaram uma das figuras mais queridas e respeitadas do entretenimento britânico.
Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa.
Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer.
Contato: matheus@nosbastidores.com.br