Shirley Henderson, a atriz que deu vida à icônica Murta Que Geme nos filmes de Harry Potter, revelou um segredo de bastidores surpreendente: ela tinha 37 anos de idade ao fazer o teste para interpretar a fantasma de 14 anos de idade. Henderson contou que só conseguiu o papel após o diretor de elenco aconselhá-la a não mencionar sua verdadeira idade para o resto da equipe.
A atriz, que é lembrada até hoje pelo papel, compartilhou a curiosidade em uma nova entrevista ao The Independent.
O disfarce de estudante para o teste
Henderson relembrou que, quando foi convidada para a audição, nem sabia quem era Harry Potter, mas sua irmã, que havia lido os livros, a incentivou a ir. A atriz confessou que duvidou que conseguiria convencer alguém.
“A diretora de elenco disse: ‘Vá em frente — e não mencione sua idade'”, recordou Henderson. “Eu fui ao teste vestida como uma estudante — camisa branca, saia preta, rabo de cavalo — pensando: ‘Isso é ridículo’.”
Ela acredita que o segredo estava no personagem. “Murta é uma pessoa velha no corpo de uma jovem e, por ser fantasmagórica, há uma espécie de neblina. Você não está olhando de perto para o meu rosto, então conseguimos nos safar.”
Carreira pós-Hogwarts
Apesar de a maioria do público associá-la a Hogwarts, Henderson já era uma atriz estabelecida na época de Harry Potter, tendo estrelado filmes como Trainspotting.
Após o sucesso dos filmes do bruxo, ela conseguiu manter sua privacidade, algo raro para o elenco da franquia. “Acho que ninguém me reconheceu”, disse ela. Shirley Henderson continuou sua carreira com papéis de destaque em Bridget Jones: No Limite da Razão e Maria Antonieta.
Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa.
Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer.
Contato: matheus@nosbastidores.com.br

