A atriz Aubrey Plaza, de 41 anos, falou publicamente pela primeira vez sobre a morte de seu marido. O cineasta Jeff Baena faleceu em janeiro deste ano, aos 47 anos. A artista, aliás, participou do podcast de sua amiga, a também atriz Amy Poehler. Na conversa, Aubrey Plaza descreveu o luto como uma “luta diária”. Ela também usou uma metáfora poderosa para explicar seus sentimentos.
Até então, a estrela de The White Lotus só havia se pronunciado por meio de um comunicado oficial. Agora, ela abriu o coração sobre o processo.
“Um oceano gigante de desgraça”
Amy Poehler, apresentadora do podcast, perguntou como Aubrey Plaza estava se sentindo. “Neste exato momento, me sinto feliz por estar com você”, respondeu a atriz. “No geral, estou aqui e funcionando. Sinto-me muito grata por estar me movendo pelo mundo. Acho que estou bem, mas é como uma luta diária, obviamente.”
Para explicar a sensação do luto, ela usou um filme fictício como analogia. No longa, há um desfiladeiro cheio de monstros. “Juro que quando assisti, pensei: isso parece com o que o meu luto é”, disse. Aubrey Plaza, então, aprofundou a metáfora. “Em todos os momentos, é como se houvesse um oceano gigante de desgraça, bem ali, e eu consigo vê-lo. Às vezes eu só quero mergulhar nele […]. Outras vezes eu só olho para ele. Mas ele está sempre lá.”
A morte de Jeff Baena
Jeff Baena e Aubrey Plaza estavam juntos desde 2011. Eles se casaram em 2021. No entanto, um relatório policial confirmou que o casal havia se separado em setembro do ano passado. A separação aconteceu quatro meses antes de Baena cometer suicídio, em janeiro de 2025.
Como roteirista e diretor, Baena era conhecido por filmes como Vida Após Beth (2014) e Um Amor na Itália (2022). Em ambos, aliás, ele trabalhou com a então esposa.
A carreira de Aubrey Plaza
Aubrey Plaza é uma das atrizes mais aclamadas de sua geração. Ela ficou famosa por seu papel na série de comédia Parks and Recreation. Recentemente, ela recebeu elogios por sua atuação na segunda temporada de The White Lotus. Além disso, ela também está no elenco do épico Megalópolis, de Francis Ford Coppola. O desabafo sincero da atriz, portanto, oferece um raro e comovente vislumbre de sua jornada pessoal em meio a uma perda tão trágica.