A Amazon e os representantes da herança de J.R.R. Tolkien estão sendo processados por um escritor de fanfic que alega que a série O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder roubou suas ideias.
O autor da fanfic intitulada The Fellowship of the King, Demetrious Polychron afirma que a nova série da Amazon apresenta muitas “coincidências e semelhanças” com sua própria história. Ele entrou com um processo na justiça solicitando pelo menos US$ 250 milhões em danos.
Ele alega ter registrado seu livro em 2017 no Escritório de Direitos Autorais dos Estados Unidos e ter tentado contato com o neto de J.R.R. Tolkien e o diretor do órgão, mas não obteve resposta.
Ele também alega ter entregado uma cópia do manuscrito para Simon Tolkien, mas solicitou seu retorno depois de ser ignorado. Ele acredita que pessoas envolvidas com o espólio de J.R.R. Tolkien tiveram acesso ao seu texto, o que teria pavimentado o caminho para o plágio.
Por fim, Polychron decidiu fazer uma publicação independente (ironicamente, pela Amazon!), o que veio a acontecer no mesmo mês em que a produção do Prime Video começou sua transmissão no streaming.