O criador do universo de The Witcher, o autor polonês Andrzej Sapkowski, deu sua opinião sincera sobre um dos elementos mais famosos da adaptação de sua obra para os videogames: as diferentes “Escolas de Bruxos”. Em uma sessão de perguntas e respostas com fãs no Reddit, o escritor revelou que considera toda a lore sobre as escolas do Lobo, Gato, Grifo, etc., “completamente desnecessária” e que tudo surgiu a partir de uma única frase “narrativamente incorreta” que ele escreveu em seu primeiro livro.

A declaração, feita no tom irônico característico de Sapkowski, oferece um vislumbre fascinante da mente do criador e da forma como ele enxerga as expansões feitas por outros em seu universo.

Uma ‘única frase’ que gerou todo um universo nos games

Questionado por um fã sobre o que achava das múltiplas escolas criadas para os jogos, Sapkowski explicou a origem de tudo. Segundo ele, uma única menção a uma “Escola do Lobo” apareceu em seu primeiro livro, O Último Desejo. Ele conta que, depois de escrevê-la, arrependeu-se.

“Mais tarde, considerei-a indigna de desenvolvimento e narrativamente incorreta, até mesmo prejudicial à trama. Portanto, nunca mais incluí ou fiz referência a nenhum membro da Grifinória ou Sonserina de The Witcher. Nunca”, brincou o autor, fazendo uma alusão a Harry Potter.

Ele continuou, alfinetando as adaptações: “No entanto, aquela única frase foi suficiente. Os adaptadores, principalmente os fãs de videogames, se apegaram à ideia com notável tenacidade e multiplicaram maravilhosamente essas ‘escolas de bruxos’. Completamente desnecessário.”

Apagar o passado ou reescrever o futuro da lore?

O autor admitiu que a popularidade da ideia nos games o deixou em uma encruzilhada criativa sobre como lidar com essa “linha errada” em seu cânone. Ele revelou que está em dúvida entre duas opções: simplesmente apagar a frase sobre a “escola” das futuras edições do livro ou, pelo contrário, expandir o assunto em obras futuras, dando sua própria explicação oficial para o significado dos medalhões de bruxo.

A expansão do universo nos games e na TV

A crítica de Sapkowski é direcionada a um dos elementos mais queridos da lore criada pela CD Projekt Red para os jogos, que estabeleceu sete escolas diferentes, cada uma com seu medalhão e estilo de luta. Essa mitologia expandida foi fundamental para o sucesso dos games, que transformaram The Witcher em um fenôma global, e também foi parcialmente adotada na série da Netflix.

Enquanto o autor reflete sobre o passado, o futuro da franquia nos games já está traçado. O próximo grande título, The Witcher 4, já foi anunciado e terá Ciri como protagonista, mostrando que o universo dos jogos continuará a seguir seu próprio caminho, com ou sem as bênçãos de seu criador original.

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