Três anos após seu lançamento estrondoso, Avatar: O Caminho da Água está de volta aos cinemas dos Estados Unidos a partir de hoje. Para marcar a ocasião, o diretor James Cameron quebrou uma de suas regras pessoais, re-assistiu ao próprio filme e deu seu selo de aprovação. Em uma nova entrevista, o lendário cineasta confessou que, após a revisão, concluiu que a sequência é “uma jornada muito boa”.
O relançamento do filme de 2022 serve como um aquecimento para a chegada do terceiro capítulo da saga, Avatar: Fogo e Cinzas, que tem estreia marcada para 19 de dezembro deste ano e, segundo o diretor, está em suas fases finais de produção.
Quebrando a própria regra para finalizar ‘Fogo e Cinzas’
Em entrevista à revista Variety, James Cameron admitiu que não gosta de rever seus filmes logo após o lançamento. “Normalmente, fico com uma pausa de alguns anos, sem querer pensar nisso”, explicou. No entanto, ele precisou abrir uma exceção com O Caminho da Água por motivos profissionais.
“Estamos finalizando os efeitos visuais agora [de Fogo e Cinzas]”, disse o diretor. “E eu quero ser tematicamente consistente sobre a forma como a música foi usada e enfatizada (…). Então, eu assisti novamente. É uma jornada muito boa, devo dizer!”, afirmou, aprovando o próprio trabalho.
A contagem regressiva para o próximo ‘Avatar’
A revisão de Cameron faz parte da reta final da produção de Avatar: Fogo e Cinzas. O terceiro filme da franquia se passará um ano após os eventos de O Caminho da Água e acompanhará a família de Jake Sully (Sam Worthington) e Neytiri (Zoe Saldaña) ainda em luto pela morte do filho Neteyam. A trama introduzirá uma nova e agressiva tribo Na’vi, o “Povo das Cinzas”, liderado pela personagem Varang, interpretada por Oona Chaplin.
O elenco do novo filme conta com os retornos de Sigourney Weaver e Stephen Lang, além da adição de nomes que já participaram da saga, como Kate Winslet.
Uma saga planejada até 2031
O retorno de O Caminho da Água aos cinemas serve como um lembrete da escala monumental da visão de James Cameron para o universo de Pandora. Fogo e Cinzas é apenas o terceiro de cinco filmes planejados. A Lucasfilm já tem as datas de estreia para os próximos dois capítulos: Avatar 4 está previsto para 2029, e Avatar 5 deve encerrar a saga em 2031, mostrando que a jornada pela galáxia está longe de terminar.
Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa.
Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer.
Contato: matheus@nosbastidores.com.br