Desenvolvedor da Larian revela que Baldur’s Gate 3 foi precificado abaixo do valor justo por preocupação com os jogadores
Michael Douse, diretor de publicação da Larian Studios, revelou que tanto Baldur’s Gate 3 quanto Divinity: Original Sin 2 foram precificados abaixo de seu valor de mercado. A decisão foi tomada com base na preocupação com o custo de vida dos jogadores e na confiança de que o estúdio recuperaria o investimento a longo prazo. A revelação foi feita por Douse em um tópico no Twitter, onde ele também comentou sobre a estrutura de preços pós-venda em outros jogos.
Douse afirmou que, embora o preço dos jogos deva refletir sua qualidade, amplitude e profundidade, ele decidiu manter o valor de Baldur’s Gate 3 mais acessível para o público. Ele mencionou que a maior parte dos custos de desenvolvimento de jogos é composta por salários, o que aumenta à medida que a inflação afeta o mercado. Além disso, ele destacou que, quando as empresas ampliam suas equipes para cumprir prazos, esses custos podem subir “astronomicamente”, especialmente nos últimos anos de desenvolvimento.
Estratégias de mercado e aversão ao risco
Em sua análise, Douse também sugeriu que o principal problema enfrentado pelos grandes estúdios é a tendência de “jogar pelo seguro” e “seguir tendências” para evitar riscos financeiros. No entanto, ele acredita que essas estratégias não contribuem para a criação de jogos melhores, algo que a Larian evitou ao trilhar um caminho próprio com suas produções.
Ao comentar sobre as edições especiais de seus jogos, Douse revelou que as versões Collector’s Edition de Baldur’s Gate 3 e Divinity: Original Sin 2 também foram vendidas a um preço “muito abaixo” do que a Larian poderia ter cobrado. Para ele, o importante era garantir que os jogadores tivessem acesso ao conteúdo de alta qualidade sem que isso comprometesse seu orçamento.
A Larian Studios, conhecida por seu foco em RPGs profundos e bem elaborados, conquistou a confiança de seus fãs com títulos que se destacam pela originalidade e atenção aos detalhes. Essa postura permitiu que o estúdio mantivesse um equilíbrio entre oferecer um produto premium e respeitar as limitações financeiras do seu público.
Ao longo do desenvolvimento de Baldur’s Gate 3, o estúdio belga manteve o compromisso de entregar um jogo ambicioso, que rapidamente se tornou um sucesso entre os fãs de RPG, mesmo com a decisão de não inflacionar os preços do produto final.