Apenas uma semana após seu lançamento recorde, a Battlefield Studios já está ouvindo a comunidade de Battlefield 6. A desenvolvedora anunciou que, nos próximos dias, lançará uma atualização para o jogo que irá acelerar significativamente o ganho de XP e o desbloqueio de acessórios para armas, atendendo a uma das principais reclamações dos jogadores desde o lançamento.

Além das melhorias na progressão, o estúdio também prometeu tomar medidas para combater o problema dos servidores “farm de XP” no modo Portal, que estão dificultando a busca por partidas normais.

Progressão mais ‘suave e recompensadora’

Em um comunicado publicado nas redes sociais, o estúdio detalhou as mudanças que visam tornar a progressão menos “grind” (termo usado para tarefas repetitivas) e mais gratificante. As principais alterações são:

  • Aumento de 10% na quantidade de XP ganha ao completar uma partida.
  • Aumento de 40% na quantidade de XP ganha com o bônus diário.
  • Redução da quantidade de XP necessária para desbloquear os primeiros 20 níveis de acessórios, o que fará com que os jogadores “comecem a ganhar acessórios úteis quase duas vezes mais rápido”.
  • Redução dos requisitos de nível para as Tarefas (Assignments), com desafios que antes exigiam nível 20, 23 e 26 agora sendo liberados nos níveis 10, 15 e 20, respectivamente.

“Nossos objetivos aqui são fazer com que a experiência de progressão pareça mais suave e recompensadora”, resumiu o estúdio.

O combate aos servidores de ‘farm de XP’

Outro problema que tem frustrado a comunidade é a proliferação de servidores no modo Portal criados com o único propósito de “farmar XP” contra bots, ou seja, ganhar experiência de forma fácil e rápida.

“Descobrimos que um grande número desses servidores foi criado principalmente para ganhar XP e inflar as estatísticas dos jogadores”, observou o estúdio. “Com tantos servidores focados em farmar XP em vez de jogo ativo, tornou-se visivelmente mais difícil para os jogadores criarem e encontrarem experiências para jogar com outras pessoas.”

Para resolver isso, a Battlefield Studios afirma que está trabalhando em “ajustes” para diminuir o número de “fazendas de XP” e incentivar o jogo entre amigos em experiências personalizadas.

Um sucesso que não para de crescer

As rápidas atualizações em resposta à comunidade chegam em um momento de sucesso estrondoso para Battlefield 6. O jogo teve o maior lançamento da história da EA na Steam, com um pico de quase 750 mil jogadores simultâneos, e já vendeu mais de 6,5 milhões de cópias em seus primeiros dias, consolidando-se como um dos maiores lançamentos de 2025.

Mostrar menosContinuar lendo

Matheus Fragata

Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa.

Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer.

Contato: matheus@nosbastidores.com.br

Mais posts deste autor