O aguardado filme do vilão Cara de Barro, um dos projetos mais curiosos do novo Universo DC (DCU), não será uma adaptação de super-herói convencional. O chefe da DC Studios, James Gunn, revelou novos e empolgantes detalhes sobre o longa, confirmando que a produção será um filme de terror para maiores de 18 anos, com elementos “bastante intensos” de terror corporal. A notícia, que animou os fãs do gênero, veio logo após o anúncio da escalação de Tom Rhys Harris para o papel principal.
Em uma participação recente no podcast DC Studios Showcase, Gunn descreveu o projeto com entusiasmo. “É simplesmente um ótimo filme de terror, um filme de terror ótimo, inteligente e divertido, que pertence a um gênero que eu adoro, que é o terror corporal”, disse, deixando claro que a abordagem será sombria e visceral. “É classificado como R [para maiores de 18 anos]… Quer dizer, não é nada agora porque a MPA [órgão de classificação] precisa assistir, mas provavelmente será classificado como R. É bem intenso”, explicou.
Um projeto nascido da paixão de Mike Flanagan
James Gunn também contou a origem do filme, revelando que o personagem não estava nos planos iniciais do estúdio para a nova fase do DCU. A ideia veio do mestre do terror moderno, Mike Flanagan, conhecido por séries da Netflix como A Maldição da Residência Hill e A Queda da Casa de Usher. “Cara de Barro não estava na nossa lista de desejos. Mike [Flanagan] chegou com uma proposta para o personagem que nos fez pensar: ‘Uau, isso é muito legal’. E então ele escreveu o roteiro e cumpriu em dobro essa promessa”, lembrou Gunn.
Recentemente, Gunn usou as redes sociais para desmentir boatos de que o roteiro de Flanagan estaria sendo reescrito, garantindo a integridade da visão do autor. “É tudo história do Mike. É POR ISSO que estamos fazendo este filme, porque adoramos o roteiro dele. Quaisquer alterações são mínimas”, escreveu, declarando-se um fã do trabalho de Flanagan.
A inspiração em ‘Batman: A Série Animada’
O próprio Mike Flanagan já havia comentado sobre a principal inspiração para sua abordagem trágica do personagem: o clássico episódio de duas partes “Feat of Clay” (Um Rosto de Barro, no Brasil) da icônica série Batman: A Série Animada. Aquele arco é celebrado por sua narrativa sombria e dramática, que retrata a origem do vilão de forma melancólica, um tom que se alinha perfeitamente com a proposta de um filme de terror corporal.
Embora tenha escrito o roteiro, Flanagan indicou no início do mês que não deve dirigir o longa, mas que espera que “permaneça fiel ao espírito do que eu queria”. Com a garantia de James Gunn de que o roteiro original será a base, as expectativas para o filme estão altíssimas.
Cara de Barro tem lançamento previsto para 11 de setembro de 2026 e faz parte do Capítulo Um do DCU: Deuses e Monstros, um título que agora parece ainda mais apropriado para abrigar um projeto tão sombrio e ousado.