Teve fim neste último domingo, 13/10, a Brasil Game Show, o maior evento de games da América Latina. Desde seu surgimento, em 2010, suas edições sempre tiveram como principais atrativos lançamentos de jogos que atraíam multidões e, com o tempo, se tornaram clássicos, como The Witcher 3: Wild Hunt e Horizon Zero Dawn.
A edição deste ano mostrou uma tendência que já vinha se manifestando em edições anteriores, mas em menor proporção: o avanço de marcas não relacionadas diretamente aos games.
Observando os estandes presentes, ficou claro que, com o passar dos anos, o evento tem focado menos em jogos e mais em tecnologias para games, como o lançamento de simuladores virtuais, acessórios de última geração para PCs e computadores temáticos, como os casemods de The Last of Us, que estavam em exposição no evento e um temático do Milan, que pode ser visto no estande Ronaldo TV.
Outra tendência — se é que podemos chamar assim — foi o aumento expressivo de estandes de marcas do setor alimentício. Em 2023, a Fanta esteve presente na BGS para fortalecer sua marca entre o público jovem, mas desta vez muitas outras marcas de alimentos marcaram presença.
Empresas como Takis, Crokitos e Arcor foram algumas das que distribuíram brindes, formando grandes filas de pessoas dispostas a gastar boa parte do tempo para garantir esses itens. É provável que, no próximo ano, esse avanço continue, possivelmente ocupando mais espaço, o que pode fazer com que estandes relevantes de tecnologia e de jogos percam visibilidade.
Games que se Destacaram
Apesar do avanço de marcas não relacionadas aos games, grandes empresas do setor ainda marcaram presença. A SEGA e a Nintendo estavam no evento para mostrar suas novidades e fizeram a alegria do público.
Entre os destaques da SEGA, os participantes puderam jogar Like a Dragon: Pirate Yakuza in Hawaii, que havia sido anunciado anteriormente na Tokyo Game Show, e Sonic x Shadow Generations, um jogo que lembra bastante Sonic Generations e foi bastante popular no estande da empresa. No estande da Nintendo, um dos maiores sucessos foi Super Mario Party Jamboree, que atraiu grandes filas de jogadores ansiosos para experimentá-lo.
Outros jogos que também puderam ser experimentados e receberam uma recepção positiva dos fãs foram Fatal Fury: City of the Wolves, da SNK, e Dune: Awakening, da Funcom, que ainda está em desenvolvimento e surpreendeu o público ao apresentar sua gameplay.
Na realidade, a BGS 2024 contou com pouquíssimas novidades, e a maioria dos estandes oferecia para experimentação jogos que já estão disponíveis há algum tempo no mercado.
O futuro da BGS é incerto, mas o afastamento gradual do público gamer é evidente. A chave para reconquistar esse público não está nos brindes, e sim em trazer o que realmente importa aos fãs, que são mais lançamentos de games.
Jornalista e cinéfilo de carteirinha amo nas horas vagas ler, jogar e assistir a jogos de futebol. Amo filmes que acrescentem algo de relevante e tragam uma mensagem interessante.