Bienal do Livro 2024 – Recorde de vendas e superlotação marcam a edição

No último dia 15/09, encerrou-se a 27ª Bienal do Livro de São Paulo, que registrou o maior número de visitantes dos últimos 10 anos, com 722 mil pessoas. As editoras relataram um aumento nas vendas de livros de diversas categorias, sendo Como Enfrentar o Ódio, de Felipe Neto, e Uma Família Feliz, de Raphael Montes, algumas das obras mais procuradas.

O evento, realizado no Distrito Anhembi, contou com um espaço 15% maior que o da edição anterior, que ocorreu no Expo Center Norte. No entanto, isso não foi suficiente para evitar as filas imensas nos estandes, encontrar espaço nos corredores lotados e ter que disputar mesas na praça de alimentação.

Eventos lotados são normais, especialmente em uma cidade como São Paulo, reconhecida como um polo cultural e com um público ávido por novidades e itens de coleção. A superlotação na Bienal do Livro é recorrente, e os organizadores parecem não conseguir – ou não querer – contornar esse problema.

O problema do evento não se limita às filas quilométricas para comprar livros, mas também à desorganização dos estandes, que priorizaram acomodar o maior número possível de pessoas em seus espaços. Isso tornava impossível a tarefa de encontrar novidades em meio a tantos livros. 

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As obras mais procuradas da Bienal

Perambulando pelo evento, foi possível constatar que o esoterismo e o misticismo ganharam força, com as editoras Ardane e Pensamento vendendo obras sobre tarô, numerologia, cabala e Wicca. Um destaque encontrado foi o livro Tarô Mágico dos Gatos, um dos mais vendidos pela Ardane no evento.

Como sempre faço nos eventos, passei pelos estandes para conhecer os lançamentos e dar uma olhada nos preços dos livros. Na Panini, as filas davam voltas, especialmente no sábado e domingo, desanimando qualquer um que procurava uma oportunidade de encontrar uma HQ ou mangá. Uma alternativa à Panini, pelo menos em relação aos mangás, era a JBC, que, apesar de ter um espaço acanhado, estava muito bem organizada. Um dos seus destaques da JBC foi o volume único de Your Name.

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Surpreendente foi ver como as filas da Editora Galera, embora extremamente longas, andavam rapidamente. Isso fez com que o local ficasse tão lotado que era quase impossível chegar perto de algum livro ou até mesmo circular por ali. A Editora Galera pública as obras de Colleen Hoover, autora focada na categoria Young Adult e conhecida pelos livros É Assim que Acaba, Verity e Todas as Suas (Im)Perfeições.

Assim como a Galera, outras duas editoras se destacaram como as mais requisitadas na Bienal: a Rocco, que trouxe uma vasta variedade de obras do universo de Harry Potter, mas surpreendentemente não teve no topo da lista dos mais vendidos nenhum título relacionado a Anne Rice ou J. K. Rowling, tendo Powerless, de Lauren Roberts, ocupando esse lugar.

O mesmo ocorreu com a HarperCollins, que levou diversos livros de J. R. R. Tolkien e C. S. Lewis, como O Senhor dos Anéis e as edições de capa dura de As Crônicas de Nárnia. No entanto, assim como na Rocco, o topo da lista de mais vendidos da HarperCollins não foi dominado por Tolkien ou Lewis, mas por Paola Aleksandra, com seu livro Amor às Causas Perdidas sendo o mais vendido pela editora na Bienal.

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A grande questão sobre a Bienal do Livro de São Paulo é o que as editoras precisam fazer para converter o enorme público presente no evento em compradores frequentes de livros, sejam edições físicas ou digitais. Percebe-se que o preço das obras não é uma barreira para a compra, e que o problema está, de fato, relacionado à ida desses leitores às livrarias.

Não existe uma fórmula exata, mas há um caminho a ser explorado, que não envolve o lançamento em massa de obras de influenciadores, como ocorreu na última Bienal, em 2022. O mercado editorial ainda respira, e que venham novas edições da Bienal, melhores e mais organizadas do que esta.

Sobre o autor

Gabriel Danius

Jornalista e cinéfilo de carteirinha amo nas horas vagas ler, jogar e assistir a jogos de futebol. Amo filmes que acrescentem algo de relevante e tragam uma mensagem interessante.

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